A tecnologia industrial tornou-se indispensável para os nossos setores de produção. Capazes de desempenhar funções repetitivas sem erros e em uma velocidade significativamente maior, os dispositivos de tecnologia industrial tomaram conta do mercado de trabalho.
O investimento em tecnologia de ponta para produção industrial garante melhores resultados à uma empresa quando comparados aos processos convencionais, atribuindo eficiência, economia, segurança e padrão de qualidade na produção das organizações.
Entre estas tecnologias de ponta para o setor industrial estão os robôs industriais, protótipos tecnológicos inteligentes que auxiliam na execução de uma série de processos industriais, prestando suporte desde a linha de produção à organização de estoque.
● Robótica Industrial
A robótica industrial avançou a ponto de se tornar uma tendência definitiva no cenário nacional de indústrias. É cada vez maior o número de organizações que investem na tecnologia de robôs industriais para obter excelente custo-benefício, aumentar o nível de produção, manter o padrão de qualidade e auxiliar o trabalho dos colaboradores humanos.
O uso de Robô industrial em processos industriais executados por colaboradores humanos impede que o cansaço na execução de processos árduos e repetitivos se desgaste, prestando uma ajuda fundamental para manutenção da linha de produção e estoque.
Países que investem em automação industrial lideram o mercado ao adquirir vantagem competitiva. Assim sendo, o uso de tecnologias de robótica industrial logo se tornará absoluto no segmento industrial.
Mas afinal de contas, quais os principais tipos de Robô industrial? Venha conosco e confira os três protótipos mais comuns no mercado nacional de robótica industrial:
● Articulados
Os robôs articulados são os protótipos mais utilizados por organizações industriais. Trata-se de um Braço robótico de configuração mecânica, muito semelhante ao braço humano, conectado a uma base com junta de torção que lhe permite girar com maior flexibilidade de movimento.
Os protótipos articulados destacam-se na indústria devido a sua versatilidade de utilização. Um Braço robótico pode ser utilizado na linha de produção de embalagem de produtos, manuseio de materiais, montagem automotiva, manipulação de vidro, fundição e aplicação de forjamento, alimentação de máquinas, entre outras formas de aplicação industrial.
● Cartesianos
Os robôs cartesianos, também conhecidos como retilíneos, são modelos retangulares de Robô industrial com três eixos perpendiculares em x-y-z que lhe fornecem precisão de posição.
Os protótipos cartesianos são robôs de operação simples, indicados para aplicação em processos de montagem e submontagem, manuseio de materiais e carregamento ou descarregamento em estoque executados em grandes áreas operacionais.
● Delta
Os robôs delta são modelos muito conhecidos de Robô industrial devido ao seu formato aracnídeo, contando com pelo menos três braços mecânicos conectados a uma base comum.
Cada braço do robô delta se encarrega de executar o processo industrial para o qual o protótipo foi designado a partir de comandos controlados, executando com perfeição, precisão operacional e alta velocidade uma série de processos como coletas e transferências de produtos das indústrias alimentícia, farmacêutica e eletrônica e no alinhamento de fibra óptica.
Invista em automação industrial! Entre em contato com a CIM Automação e adquira tecnologia de ponta para aplicação industrial em sua organização! Estamos lhe esperando!
Deixe seu Comentário.