Conheça os 3 principais tipos de robôs industriais e as suas aplicações

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×

A tecnologia industrial tornou-se indispensável para os setores de produção, garantindo eficiência, economia, segurança e padrão de qualidade. Um dos elementos centrais dessa revolução são os robôs industriais, que estão presentes em diversos segmentos e trazem inúmeras vantagens.

Neste post, apresentamos os 3 principais tipos de robôs industriais e suas aplicações. Acompanhe!

Robótica Industrial

A robótica industrial avançou a ponto de se tornar uma tendência definitiva no cenário nacional de indústrias. É cada vez maior o número de organizações que investem na tecnologia de robôs industriais para obter excelente custo-benefício, aumentar o nível de produção, manter o padrão de qualidade e auxiliar o trabalho dos colaboradores humanos.

O uso de Robô industrial em processos industriais executados por colaboradores humanos impede que o cansaço na execução de processos árduos e repetitivos se desgaste, prestando uma ajuda fundamental para manutenção da linha de produção e estoque.

Países que investem em automação industrial lideram o mercado ao adquirir vantagem competitiva. Assim sendo, o uso de tecnologias de robótica industrial logo se tornará absoluto no segmento industrial.

Mas afinal de contas, quais os principais tipos de Robô industrial? Venha conosco e confira os três protótipos mais comuns no mercado nacional de robótica industrial:

1. Robôs Articulados

Os robôs articulados são os protótipos mais utilizados por organizações industriais. Eles possuem um braço robótico de configuração mecânica, semelhante ao braço humano, conectado a uma base com junta de torção, permitindo maior flexibilidade de movimento.

Aplicações:

  • Embalagem de produtos
  • Manuseio de materiais
  • Montagem automotiva
  • Manipulação de vidro
  • Fundição e aplicação de forjamento
  • Alimentação de máquinas

2. Robôs Cartesianos

Também conhecidos como retilíneos, os robôs cartesianos são modelos retangulares com três eixos perpendiculares (x-y-z) que oferecem precisão de posição. Eles são ideais para processos de montagem e submontagem, manuseio de materiais e carregamento ou descarregamento em estoque executados em grandes áreas operacionais.

3. Robôs Delta

Os robôs delta são conhecidos pelo formato aracnídeo, com pelo menos três braços mecânicos conectados a uma base comum.

Eles são projetados para executar processos industriais com perfeição, precisão operacional e alta velocidade.

Aplicações:

  • Coleta e transferência de produtos nas indústrias alimentícia, farmacêutica e eletrônica
  • Alinhamento de fibra óptica

Agora que você conhece os 3 principais tipos de robôs industriais, invista em automação e coloque sua empresa à frente da concorrência.

Entre em contato com a CIM Automação e adquira tecnologia de ponta para aplicação industrial em sua organização!

    Procurando Automação Industrial para sua empresa? Entre agora em contato conosco: