5 Dicas para a implantação de um projeto de automação industrial

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×

A automação de processos industriais é a principal tendência no cenário atual de operações corporativas. Implantar projetos de automação industrial com o objetivo de facilitar processos e tornar a linha de produção eficiente tornou-se indispensável para indústrias que buscam vantagem competitiva no mercado.

Os projetos de automação industrial são desenvolvidos e implantados pelas empresas visando melhores práticas operacionais, fundamentais para que uma empresa torne-se mais eficiente e aumente sua produtividade mantendo um padrão de qualidade em seus processos.

Confira a seguir 5 dicas para a implantação bem sucedida de projetos de automação industrial em sua indústria:

●    Orçamento

Para investir em Automação industrial, é muito importante muito importante que sua empresa mantenha-se realista quanto às limitações de orçamento para investir em tecnologias adequadas e desenvolver projetos de automação industrial para implantação que sejam condizentes com  o valor de investimento.

Ao definir as estimativas de custo financeiro na prancheta do projeto, calcule os custos com base em orçamentos reais e defina um calendário com a previsão de tempo estimada para a execução do projeto em sua empresa. Quanto mais preciso você for ao levantar o orçamento, menores as chances de obter prejuízo financeiro.

●    Tecnologia

Existem uma série de tecnologia e ferramentas disponíveis para implantação no mercado de Automação industrial. Entender qual a tecnologia mais adequada para implantação em sua empresa é um ponto crucial no desenvolvimento do projeto de automação.

Mais do que investir na implantação de tecnologias de ponta e ferramentas sofisticadas de automação, é preciso analisar o propósito para o qual aquela tecnologia irá ser implementada à sua empresa e calcular se o investimento a longo prazo vale a pena.

●    Especificações

Os dois pontos citados acima são fundamentais para definir as especificações do seu projeto de Automação industrial, essenciais para garantir o cumprimento da ideia inicial e assegurar os resultados esperados pela empresa responsável pela implantação.

A partir do momento que um sistema de automação é implementado à empresa, se atentar às especificações do projeto e segui-las a risca é uma obrigatoriedade para evitar quedas de performance industrial, perda do controle de qualidade e prejuízos financeiros.

●    Treinamento

O uso de tecnologia de Automação industrial no ambiente corporativo envolve o investimento em treinamento e capacitação para implantação de projetos de automação, execução das ferramentas e processos industriais no dia a dia da empresa.

Invista no treinamento da sua equipe de profissionais para operação dos processos de Automação industrial e garanta os resultados esperados a partir da implantação de tecnologia adequada à sua empresa.

●    Operação

Quando falamos em implantação de projetos de automação industrial, é muito comum excluirmos o fator humano na operação dos sistemas e tecnologias nos processos industriais. Contudo, a implantação desses projetos depende da operação humana para obter os resultados projetados pela empresa.

Invista em treinamento e capacitação para operação automatizada, solucione problemas de comunicação interna, identifique divergências no entendimento de processos e regras e certifique-se quanto à entregas fora do prazo estipulado e incompletas para solucioná-las e manter o controle de qualidade operacional.

Precisa de ajuda? Desenvolva seus projetos de automação industrial com quem entende do assunto! Entre em contato com a CIM Automação e adquira as principais tecnologias de Automação industrial do mercado!

    Procurando Automação Industrial para sua empresa? Entre agora em contato conosco: