Com o avanço tecnológico, tornou-se possível automatizar muitos processos. Na indústria, as máquinas e os softwares conseguem efetuar muitas tarefas. Os processos automatizados são mais eficientes, mais rápidos e geralmente envolvem menos custos.
O mercado atual oferece diversos equipamentos para automação. Vamos citar e falar sobre alguns deles. Veja a seguir 8 equipamentos para automação industrial que ajudam a melhorar a produtividade em indústrias e empresas!
O que são equipamentos para automação?
Os equipamentos para automação industrial são aqueles que efetivam atividades valendo-se de recursos tecnológicos, substituindo assim o trabalho humano.
Os equipamentos de automação industrial funcionam por meio de sensores e controladores que automatizam atividades como controle de temperatura, controle da iluminação, acionamento de dispositivos, conforme uma configuração prévia.
Ainda que a automação seja preocupante para muitos profissionais, ela não acaba necessariamente com a necessidade de intervenção humana.
Ainda que eliminem de fato algumas funções, os equipamentos para automação acabam criando outras, pois é preciso configurar e gerenciar os equipamentos, bem como realizar sua manutenção.
8 melhores equipamentos para automação
Há muitos equipamentos de automação: rádios, softwares, CLPs, IHMs. Vamos listar e falar sobre alguns deles, detalhando suas principais características:
1. Sensores
Os sensores medem e controlam processos e informações valiosas. Existem diversos tipos de sensores industriais com aplicações diversas:
· sensores de pressão;
· sensores de nível;
· sensores de temperatura;
· sensores de vazão;
· sensores indutivos;
· sensores magnéticos;
· sensores fotoelétricos;
· sensores ultrassônicos;
· sensores capacitivos.
2. Atuadores
Os atuadores são dispositivos mecânicos projetados para transformar formas de energia, (sinais elétricos, hidráulicos ou pneumáticos) em movimento mecânico. O movimento pode ser linear ou rotativo, a depender do design e da aplicação específica do atuador.
É possível aplicar atuadores em diferentes máquinas industriais para efetivar tarefas diferentes, incluindo o controle automatizado de válvulas, portas ou outros dispositivos mecânicos.
Eles são equipamentos de automação industrial fundamentais não só por garantirem a execução eficiente das operações, mas também por oferecerem segurança e confiabilidade, reduzindo a necessidade de intervenção manual em operações que podem oferecer riscos.
3. Rádios
Na automação, o rádio transmite informações em longa distância. Dessa forma, ele é muito valioso em locais cujo acesso é difícil (poços de petróleo, por exemplo).
O rádio ajuda a melhorar o nível de segurança e a produtividade. Além disso, ele atende a critérios de disponibilidade e integridade. Esse aparelho oferece vantagens como:
· implantação rápida;
· capacidade elevada de alcance;
· custo baixo de manutenção;
· maior mobilidade;
· imunidade a ruídos;
· flexibilidade.
4. Softwares
Os softwares são equipamentos de automação que coletam dados, supervisionam processos, armazenam e geram relatórios.
Os softwares permitem ganhos de produtividade, implementação de um sistema de segurança avançado, controle, análise e rastreamento da produção com mais rapidez e eficiência.
5. CLPs
O CLP (Controlador Lógico Programável) é um dispositivo digital que armazena instruções em sua memória, o que permite a automação de tarefas e processos.
É considerado um tipo de computador que comanda e monitora processos ou máquinas industriais. É um equipamento de implementação fácil, manutenção simples e elevada confiabilidade.
6. IHMs
IHM é a sigla para Interface Homem-Máquina. A IHM facilita a interação entre o Homem e a máquina. Com a aplicação na tela, o operador consegue controlar remotamente os equipamentos. Na indústria, IHMs são usados juntamente com CLPs.
Uma grande vantagem das IHMs é que permitem a intervenção humana e simplificam a supervisão, permitindo um efetivo controle dos sistemas de automação pelos operadores responsáveis.
7. Robôs colaborativos (cobots)
Os robôs colaborativos, também chamados de cobots, são desenvolvidos para trabalhar juntamente com seres humanos em um ambiente compartilhado. Eles realizam atividades de maneira autônoma ou semiautônoma.
A atuação dos cobots contribui para aumentar a produção, melhorar a eficiência e reduzir a carga de trabalho físico dos profissionais. Destaque para o fato de que os robôs colaborativos ajudam a aumentar a segurança.
8. Sistemas SCADA (Supervisory Control and Data Acquisition)
Os sistemas SCADA envolvem tecnologias avançadas que coletam dados em tempo real de processos industriais espalhados geograficamente.
Eles monitoram, coletam e processam informações de sensores e atuadores diferentes, oferecendo dados necessários para a tomada de decisão por operadores humanos ou automáticos.
Os sistemas SCADA permitem monitoramento amplo e minucioso. Também permitem o controle de plantas industriais complexas.
Por meio de uma interface centralizada, é possível visualizar o status de produção em tempo real, identificar falhas, melhorar operações e reagir com rapidez a condições anômalas.
Enfim, para finalizar nosso texto, reafirmamos que os equipamentos de automação em geral ajudam a reduzir custos, a aumentar a eficiência operacional e a produtividade, além de melhorar a segurança, pois realizam tarefas que, feitas pelos seres humanos, poderiam envolver algum risco.
A indústria moderna depende dos equipamentos de automação industrial para se manter competitiva e em expansão. Com o conceito de Indústria 5.0, a necessidade de acompanhar as inovações tecnológicas se faz cada vez mais premente. Saiba mais: veja o que é automação industrial, as vantagens que ela oferece, os seus efeitos!