Implementar novas tecnologias de otimização operacional é uma das principais tendências no cenário industrial nos anos. Visando melhores resultados comerciais e aumento de performance, aliado ao ganho de maior vantagem competitiva, muitas corporações têm investido em automação industrial, mas do que se trata?
A automação industrial é caracterizada como sendo um conjunto de técnicas e ferramentas com tecnologia de ponta, incluindo máquinas, protótipos e sistemas, que oferecem melhorias aos processos operacionais e administrativos de indústrias por meio de otimização de tarefas e da troca de dados.
Desenvolver e implantar um projeto de automação industrial é uma das formas mais efetivas de aprimorar as operações da sua indústria, reduzindo custos, tornando o cotidiano de profissionais humanos mais prático e garantindo a execução de tarefas na linha de produção de maneira contínua, repetível e escalável.
Que tal conhecer algumas das principais máquinas para implementação em um projeto de automação industrial? Confira logo abaixo as ferramentas de automação industrial que são indispensáveis no cenário atual:
● Sistemas de Supervisão
Os sistemas de supervisão são softwares que permitem o monitoramento de processos e rastreamento de dados para um gerenciamento mais efetivo das diferentes áreas da indústria, como nas linhas de produção e de fabricação e seus equipamentos.
Ao adotar um sistema de supervisão, a indústria passa a coletar informações através de ferramentas próprias do sistema para aquisição, análise, armazenamento e apresentação de dados referentes às operações industriais.
Dentro de um projeto de automação industrial, o papel dos sistemas supervisórios é concentrar a coleta de dados nos diversos ambientes da indústria para que profissionais possam monitorar processos industriais e automatizar o controle e monitoramento de tarefas.
● Máquinas de Montagem
É impossível falar em automação industrial sem citar as máquinas de montagem, dispositivos fundamentais para otimização de tarefas relacionadas à montagem de produtos.
Os dispositivos de montagem são máquinas com tecnologia de ponta que auxiliam na linha de montagem industrial, permitindo a execução de tarefas de forma contínua, repetível e escalável conforme estabelecido em suas configurações prévias.
Dessa forma, as máquinas de montagem permitem a execução de processos na montagem com maior velocidade, precisão e segurança, aumentando o nível de produtividade da indústria, economizando tempo e diminuindo o uso de recursos.
● Dispositivos de Testes
O processo de testagem é uma das medidas de segurança mais importantes da indústria. Devido a isso, incluir dispositivos de testes no projeto de automação industrial é indispensável.
As máquinas de testes são as responsáveis por examinar e testar cada produto que sai da linha de fabricação e montagem, conferindo se ele atende aos requisitos para ir ao mercado.
O diferencial está na forma como dispositivos de testes executam o processo de averiguação dos produtos, desempenhando a função com maior rapidez e exatidão para diminuir qualquer margem de erro na entrega de um produto por parte da sua indústria ao mercado.
● Esteiras Transportadoras
Por fim, as esteiras transportadoras são equipamentos fundamentais na área de automação industrial auxiliando as operações das linhas de produção.
As esteiras servem para transportar matéria-prima para fabricação de produtos otimizando o processo de separação de materiais direcionados à linha de produção dos que devem ser descartados e reciclados.
Elas também tornam mais ágil o transporte dos produtos após o processo de montagem ou finalização para que sejam armazenados ou encaminhados ao mercado.
As ferramentas de automação industrial oferecem ganhos em produtividade, otimização de tempo, monitoramento de tarefas e redução de custos com mão de obra. Venha para a CIM Automação e invista em tecnologia de ponta para sua empresa!