Veja 5 exemplos de aplicações do servo motor na indústria!

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×

O Servo motor é um modelo de motor elétrico muito presente em indústrias que pode ser utilizado no cumprimento de uma série de tarefas. Potente, preciso e de alta performance, o equipamento é indispensável em qualquer projeto de automação industrial.

Sempre que se fala sobre os motores usados em processos industriais é comum pensar em dispositivos embutidos em máquinas e componentes da indústria automobilística. Contudo, os servo motores se diferenciam desses equipamentos mais convencionais ao oferecer uma ampla gama de aplicações para diferentes setores das indústrias.

Por se tratar de um motor elétrico, o Servo motor é projetado com um rotor de pequeno diâmetro e longo comprimento, responsável por direcionar a energia elétrica recebida para o funcionamento de motores com sistemas de CC (corrente contínua) ou CA (corrente alternada).

Em ambos os casos, os servo motores podem ser utilizados para trazer melhores resultados à indústria e otimizar as operações em diversos tipos de projetos, fornecendo alto desempenho para que a automação industrial seja concluída com sucesso.

Se você está interessado em utilizar servo motores em sua indústria e está em dúvida sobre as aplicações mais comuns desse equipamento, aproveite e confira cinco exemplos de utilização desses motores elétricos ao longo da indústria:

●     Automação de Processos

A principal forma de aplicação de servo motores é em processos de automação industrial que exigem a utilização de dispositivos de alta velocidade, potência elevada e controle de precisão, oferecendo maior exatidão na execução de tarefas.

Os sistemas de automação das indústrias podem se valer das características dos servo motores para gerar mais resultados em tempo recorde, sem nunca abrir mão do controle de qualidade em seus processos e comprometer a segurança do ambiente industrial.

●     Controle de Válvulas

As válvulas de máquinas industriais são componentes fundamentais para o funcionamento adequado das mesmas. Em aplicações de alta velocidade e que dependem de um controle de precisão formidável, os servo motores também podem auxiliar.

Através do funcionamento dos motores elétricos, é possível controlar o funcionamento das válvulas e impedir a ocorrência de falhas durante suas operações.

●     Movimentos de Precisão

Nós falamos bastante ao longo do texto a respeito do controle de precisão oferecido por servo motores e aqui vale um reforço dessa característica.

Dentro das indústrias, qualquer movimento fora dos eixos pode interromper a execução de tarefas no ambiente e comprometer a segurança do local. Tendo em vista a exatidão com a qual os equipamentos são usados, os servo motores são perfeitos para executar movimentos de precisão na indústria e apresentar um ótimo desempenho.

●     Indústria Automobilística

O Servo motor é um dispositivo conhecido no ambiente industrial de automobilística por todas as vantagens citadas anteriormente.

Os veículos podem se valer do uso do equipamento para manterem um funcionamento de alta velocidade com rapidez, precisão e segurança.

●     Robótica Industrial

O setor de robótica industrial está cada vez maior no Brasil e o uso de servo motores nas linhas de operação desse segmento também tem se tornado regra.

De maneira geral, a robótica industrial utiliza os servo motores elétricos para operar com exatidão de maneira contínua.

Quer utilizar Servo motor em seu projeto de automação industrial? Vem pra CIM Automação! Confira nosso catálogo de produtos na loja virtual e adquira o melhor para seu negócio!

    Procurando Automação Industrial para sua empresa? Entre agora em contato conosco: