As principais aplicações de um servo motor

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×

Quantos modelos de motores elétricos disponíveis no mercado você conhece? Os servo motores são modelos de motores elétricos de motores de corrente contínua (CC) e motores de corrente alternada (CA) para posicionamento de alta precisão, reversão rápida e aplicações de alto desempenho.

O Servo Motor é um motor elétrico ideal para controle de precisão em projetos de automação industrial, atuando como sistema de automação em uma série de projetos da indústria.

No passado, as principais formas de aplicação dos servo motores estavam relacionados à projetos especiais com necessidade de controle preciso de torque, velocidade e posição. No entanto, com o passar dos anos, o Servo Motor revelou-se uma excelente alternativa de automação em relação a motores de indução, atuadores hidráulicos e pneumáticos.

Desempenhando funções com precisão e alta performance, o Servo Motor é considerado um excelente atuador rotativo ou linear que garante o controle, velocidade e precisão em aplicações de controle de posição em malha fechada.

●    Características do Servo Motor

Projetado com pequeno diâmetro e longo comprimento em seu rotor, o Servo Motor é um modelo de motor elétrico que se diferencia dos motores convencionais, podendo ser utilizado em projetos de robótica, sistemas automatizados, máquinas CNC e diversas outras formas de aplicação na indústria que requerem alto desempenho.

Como citado acima, é possível encontrar modelos de Servo Motor de corrente contínua (CC) e corrente alternada (CA) que são implementados a diferentes tipos de projeto industrial.

Um Servo Motor CC consiste de um conjunto composto por um pequeno motor de corrente contínua, um potenciômetro de realimentação, uma caixa de engrenagem junto de seu circuito eletrônico de acionamento e loop de controle.

Os modelos CC são muito semelhantes a um motor de corrente contínua normal, contudo possuem um estator constituído por uma estrutura cilíndrica e seu ímã é acoplado ao interior de sua armação.

Já o Servo Motor CA costuma ser instalado em ambientes industriais para atuar como sistema de automação, uma vez que os modelos costumam apresentar elevada potência, oferecer maior exatidão no seu controle e exigir pouca manutenção.

●    Aplicações do Servo Motor


O Servo Motor costuma ser aplicado à projetos de robótica, sistema de automação da indústria, máquinas CNC e demais aplicações em que é preciso controlar posição com precisão e altas velocidades.

Entre as principais aplicações de um Servo Motor, podemos destacar sua implementação às áreas de aeromodelismo, automodelismo, nautimodelismo, robótica em geral, automação de processos, controle de válvulas, qualquer outra aplicação em que seja preciso controlar posição ou movimento com precisão.

A CIM Automação possui diversos modelos de servos motores para aplicação em projetos de automação industrial de máquinas e processos, como o Servo Mitsubishi!

O Servo Mitsubishi é um dos principais modelos de Servo Motor do mercado! Compatível com nanocontrole, o modelo de Servo Motor é adequado para vários tipos de máquinas e para desenvolvimento de projetos industriais de precisão, controle e automação!

Invista em um sistema de automação industrial completo! Visite o site da CIM Automação e aproveite nossas ofertas exclusiva de Servo Mitsubishi! Estamos esperando por você!

    Procurando Automação Industrial para sua empresa? Entre agora em contato conosco: