Automação industrial para pequenas indústrias: é realmente possível?

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×

Nos últimos anos, quando se fala em automação industrial é muito comum pensarmos em projetos de automação direcionados à grandes empresas que demandam um gerenciamento efetivo de seus processos operacionais e administrativos.

Contudo, as ferramentas e tecnologias de automação industrial vem se provando indispensáveis para todos os tipos de empresa, das maiores à menores: uma indústria pequena também pode buscar melhores resultados através de um sistema de automação.

Sendo assim, uma das maiores tendências recentes do cenário industrial tem sido a criação e implementação de sistemas, recursos e processos com foco em pequenas indústrias, responsáveis por aprimorar as operações de negócios que possuem menor capital de giro e garantir uma gestão segura para execução de processos internos com precisão.

Operar uma indústria pequena de maneira automatizada consiste em tornar tecnologias de ponta grandes aliadas do seu negócio, se valendo de ferramentas e recursos de primeira linha no mercado de automação industrial para manter sua indústria em constante crescimento.

Quer saber mais sobre como funciona a implementação de tecnologias de automação em pequenas indústrias? Venha conosco e confira a seguir nosso passo a passo para investir em tecnologia e aprimorar suas operações através da otimização do ambiente industrial:

●    Planeje as etapas do processo

Implementar um sistema de automação industrial não é uma tarefa que pode ser feita da noite para o dia, quanto menos deve ser realizada sem um planejamento claro e objetivo que garanta a segurança da sua indústria.

Portanto, ao optar pelo investimento em automação industrial para sua empresa, esclareça todos os pontos a respeito das ferramentas, recursos e tecnologias para otimização em uma indústria e contrate profissionais especializados para instalação dos mesmos.

●    Faça investimentos com segurança

As pequenas indústrias possuem um capital de giro menor quando comparadas às grandes corporações, ou indústrias que estão estabelecidas em seus setores comerciais. Devido a isso, é muito importante mensurar gastos e realizar investimentos com segurança para não comprometer o aspecto financeiro.

Na hora de implantar tecnologias de automação, conheça as ferramentas e recursos a serem instalados em sua indústria e planeje passo a passo para evitar gastos com a aquisição de tecnologias que não são adequadas para seu negócio.

●    Prepare sua equipe de profissionais

A implementação de novos recursos e ferramentas presentes em um sistema de automação industrial exige uma modificação dos processos internos da indústria. Em um negócio de tamanho menor, esse ponto exige atenção redobrada para que a tecnologia acompanhe o conhecimento da equipe de profissionais.

Concluindo, se sua indústria pretende tornar-se otimizada através de processos de automação, invista em treinamento qualificado para seus colaboradores para que eles possam trabalhar usufruindo de todos os recursos tecnológicos.

●    Fique atento aos detalhes do projeto

Acompanhar o processo de implementação do começo ao fim é o ponto final para obter sucesso através da otimização de processos em pequenas indústrias.

Converse com os profissionais responsáveis pela instalação do sistema de automação industrial, esclareça as dúvidas sempre que preciso e desconfie de profissionais que desviam de especificações no projeto. Quanto melhor informado para implantar recursos de automação industrial, melhores os resultados.

Quer investir em automação para seu negócio? Conheça a CIM Automação! Visite nosso site e entre em contato com nossa equipe de profissionais!

    Procurando Automação Industrial para sua empresa? Entre agora em contato conosco: