Como funciona um servo motor industrial?

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×

Dentro das indústrias, o servo motor é um dos equipamentos responsáveis por otimizar a execução de processos de produção, destacando-se devido à sua precisão e incrível performance em tarefas que exigem atenção e automação.

A partir da recepção de comandos que coordenam suas operações, os servo motores são capazes de movimentar objetos e máquinas na indústria, controlar velocidade, aceleração e posição angular desses itens e dispositivos de maneira precisa, coordenar e direcionar braços robóticos e reforçar a segurança no ambiente de operações.

As linhas de produção são as maiores beneficiadas pelo uso do servo motor industrial, porém também vale a pena destacar os ótimos resultados que esse equipamento oferece em todos os setores de administração e operação industrial que requerem alto controle.

Está pensando em levar os servo motores para sua indústria mas possui algumas dúvidas quanto ao seu funcionamento e as principais aplicações que eles oferecem? Fique tranquilo! Descubra tudo sobre esses dispositivos de automação industrial a seguir:

●     Comando de linhas de produção

Uma das formas de utilização mais frequentes dos servo motores está direcionada ao comando das linhas de produção industrial, reconhecidas no cenário das indústrias por exigir a utilização de equipamentos de alta performance que ofereçam desempenho formidável.

O servo motor é capaz de auxiliar na operação prática dos setores de produção, coordenando a movimentação de objetos e dispositivos dentro da indústria com velocidade, precisão e segurança.

●     Posicionamento de itens

Conforme mencionado logo acima, o servo motor industrial pode movimentar uma série de itens, de objetos presentes nas linhas de produção, até equipamentos e máquinas utilizados para executar tarefas industriais com total controle.

O posicionamento preciso desses itens é fundamental para que as tarefas possam ser cumpridas dentro do prazo estabelecido, atendendo à demanda exigida pela indústria e sem estar sujeitas a ocorrência de falhas operacionais que podem comprometer a produção. Dessa forma, servo motores são essenciais para o posicionamento de itens de maneira otimizada.

●     Movimentação de dispositivos

As máquinas e dispositivos que contam com servo motores podem ser controladas e direcionadas pelos profissionais da indústria de maneira mais rápida, prática e otimizada, tendo em vista que o aparelho auxilia na sua movimentação.

Entre os dispositivos que são mais utilizados na indústria, podemos destacar o uso de servo motores em máquinas agrícolas, braços robóticos, drones e equipamentos encarregados de desempenhar tarefas nas linhas de operação e produção industrial em alta velocidade, de maneira contínua, controlada e precisa para que não haja erros.

●     Otimização de segurança industrial

Além das operações mais conhecidas e frequentes envolvendo os servo motores, também podemos encontrá-los trazendo mais otimização para a segurança no ambiente industrial a partir de comandos específicos para esse setor.

Não é incomum que determinados modelos de servo motor sejam utilizados para controlar a abertura e o fechamento de portas em certos ambientes da indústria, controlando o acesso a determinadas áreas da indústria ou mesmo paralisando a operação para impedir incidentes.

Otimize sua indústria a partir da aplicação do servo motor industrial! Conheça a loja virtual da CIM Automação e confira nosso catálogo de dispositivos para automação de indústrias!

    Procurando Automação Industrial para sua empresa? Entre agora em contato conosco: