Como o conceito em automação está mudando?

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×

O conceito de automação já está plenamente difundido nas empresas e é visto como um dos caminhos para a produtividade e a inovação. Já para a indústria, está mais ligado à produção e logística com o uso de maquinário, esteiras e sensores óticos, enquanto para o comércio e serviços ele se amplia a todos os equipamentos que tornam os processos mais eficientes — incluindo sistemas de gestão do ponto de vendas e de estoque.

As informações são do estudo “Diagnóstico da automação no Brasil”, elaborado pela Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil, com o apoio da GfK Brasil. O relatório aponta o nível de automação no país nos segmentos de indústria, comércio e serviços, além da adoção de novas tecnologias pelo consumidor brasileiro. O objetivo de auxiliar empresas a se posicionarem no mercado e a estarem prontas para novas demandas.

Na indústria, foram entrevistadas 1.478 empresas de todos os portes e em todas as capitais do país. Em comércio/serviços foram realizadas 2.169 entrevistas com empresas de todos os portes e abrangência nacional. Nos dois casos, a margem de erro é de 2,5% para mais ou menos.

A indústria relaciona automação a seis principais frentes: sistemas, logística, fábrica, atendimento, relacionamento com o empregado e relacionamento com o cliente. Além de outras ferramentas que auxiliam seus processos, em 37% das indústrias a ferramenta de CRM é usada para se relacionar com o cliente. O Business Intelligence-BI (sistema de processamento de grande volume de dados) é usado em 34% dos casos. Já o Material Requirement Planning (MRP), é usado por 33% das indústrias entrevistadas.

Em duas frentes, fábrica e logística, a indústria demonstra alta maturidade nos seus processos. As fábricas têm em média 5,51 linhas de produção, sendo que 68% delas são automatizadas — processos realizados com máquinas sem intervenção humana.

    Procurando Automação Industrial para sua empresa? Entre agora em contato conosco: