O cenário atual da automação industrial

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×

A indústria brasileira é um grande polo econômico em nosso país. O Brasil desenvolve-se a cada ano e vem acompanhado da Automação industrial, sendo ela um conjunto de procedimentos, softwares e equipamentos com tecnologia de ponta usados para o controle e realização de funções industriais.

A Automação industrial está diretamente ligada ao conceito da Quarta Revolução Industrial, também conhecida como Indústria 4.0. Esta definição de Indústria 4.0 consiste de uma expressão que engloba as principais tecnologias para automação, comunicação e troca de dados na indústria, tais como Internet das Coisas, Automação mecânica industrial e Computação em Nuvem.

No atual cenário industrial, a Automação industrial exerce um papel fundamental no que diz respeito ao controle e execução de processos administrativos e produtivos, permitindo que indústrias automatizem seus procedimentos e obtenham melhores resultados.

Hoje em dia, o desenvolvimento das indústria se baseia investimentos investimentos feitos em processos de Automação industrial. Quanto maior a execução de processos por meio de tecnologia de ponta para automação, maior a vantagem competitiva, a produtividade, a economia e o lucro.

●    Automação industrial no cenário atual

A Automação industrial no cenário atual garante uma série de vantagens em relação aos processos industriais convencionais. O investimento em tecnologia de ponta tornou-se a base da Indústria 4.0 ao redor do mundo, incluindo o Brasil.

Pesquisas apontam que sete em cada dez grandes indústrias fazem uso de tecnologia para execução de seus procedimentos, sendo as tecnologias de automação grandes protagonistas neste cenário industrial.

A Automação industrial pode ser implementada por meio do uso de CLP, sensores para controle de processo, sensores com identificação de produtos e condições operacionais, dentre outras formas de tecnologia de automação de processos e Automação mecânica industrial.

No Brasil, a automação de processos e Automação mecânica industrial é baseada em investimentos em ferramentas para automação de processos nas fábricas, como CLPs e IHMs.

Assim sendo, as indústrias nacionais desenvolvem padrões de repetibilidade e segurança nas operações dos processos e máquinas, podendo substituir mão de obra humana pela digital, alinhar processos automaticamente, aumentar o índice de produção e adquirir vantagem competitiva em mercado.

Na sequência, nossa indústria passa a investir em dispositivos de integração para melhor gerenciamento dos processos de produção industrial.

Com o objetivo de aumentar a eficiência e a qualidade da produção, as tecnologias de integração para Automação industrial focam na tomada de decisões assertivas na linha de produção industrial por meio de informações coletadas em tempo real.

Alinhando automação de processos, aumento de produtividade e qualidade de produção, a Indústria 4.0 se estabelece cada vez mais atrelada às tecnologias de automação de processos e Automação mecânica industrial.

Diante disso, podemos afirmar que as tecnologias de automação fornecidas por empresa de automação industrial se consolidam como o futuro da indústria!

Por meio da Automação industrial, o mercado cresce, a mão de obra passa a ser melhor qualificada e remunerada, o índice de produtividade aumenta, bem como a vantagem competitiva das empresas cresce lado a lado com a redução de custos e prejuízos industriais!

Invista em automação! Entre em contato com a CIM Automação e trabalhe em parceria com uma empresa de automação industrial líder em mercado! Estamos esperando por você!

    Procurando Automação Industrial para sua empresa? Entre agora em contato conosco: