O que é a Indústria 4.0?

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×

A indústria 4.0, também conhecida como quarta revolução industrial, é um conceito que engloba todas as inovações tecnológicas criadas nos últimos anos para facilitar processos industriais e gerar mais lucro às empresas.

O termo surgiu a partir de um projeto de estratégias do governo alemão focadas em tecnologia e foi utilizado pela primeira vez na Feira de Hannover em 2011.

Em Outubro de 2012, o grupo responsável pelo projeto, coordenado por Siegfried Dais (Robert Bosch GmbH) e Kagermann (acatech), apresentou um relatório de recomendações para o Governo Federal Alemão, com o objetivo de planejar sua implementação.

Foi então que, em Abril de 2013, foi publicado, na mesma feira, um trabalho final sobre o desenvolvimento da indústria 4.0.

O conceito básico da 4° revolução industrial entende que, ao conectar máquinas, sistemas e ativos, as empresas podem criar redes inteligentes ao longo de toda a sua rede de produção e, com isso, controlar diversas ações de forma autônoma.

Ou seja, as fábricas inteligentes terão a capacidade e a autonomia necessárias para agendar manutenções, prever falhas nos processos e se adaptar aos requisitos e mudanças não planejadas na produção.

Principais ferramentas da quarta revolução industrial

Para entender, de fato, o que é indústria 4.0, precisamos estudar um pouco sobre as principais características deste conceito.

Por isso, separamos alguns dos fatores mais marcantes da quarta revolução industrial.

Confira:

INTERNET DAS COISAS

internet das coisas se tornou um conceito tão popular quanto indústria 4.0 nos últimos anos.

Mas além de ser um conceito isolado, ela também possui um papel importante neste novo momento.

Isso porque a internet das coisas consiste na conexão de objetos físicos, máquinas, veículos e até ambientes com dispositivos eletrônicos que permitem o controle remoto destes itens.

Por isso, podemos dizer que este conceito é a base da indústria 4.0, pois permite a automação de processos industriais.

BIG DATA ANALYTICS

Outro grande aliado da indústria 4.0 é o Big Data Analytics, estruturas de dados extensas e complexas que utilizam abordagens inovadoras para capturar, analisar e gerenciar informações.

Na quarta revolução industrial, o Big Data é responsável por lidar com dados relevantes e cruciais, garantindo a segurança destas informações, assim como o compartilhamento das mesmas por meio de redes industriais.

    Procurando Automação Industrial para sua empresa? Entre agora em contato conosco: