O que é CLP na indústria?

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×

Sempre que falamos em automação industrial, logo pensamos na utilização de softwares, dispositivos e equipamentos específicos capazes de automatizar processos industriais, aperfeiçoando ou modificando os processos ocorridos em determinada empresa.

Por meio destes dispositivos de automação ou através de um sistema de automação, as indústrias crescem cada vez mais e estabelecem um ritmo de produção aprimorado e constante, gerando excelentes resultados e obtendo lucro.

Pensando nisso, o CLP, também conhecido como Controlador Lógico Programável, destaca-se como um dos principais dispositivos de automação industrial do mercado. Contudo, o que é e para que serve o CLP e como utilizá-lo?

●    CLP na indústria

O CLP é um computador especializado, desenvolvido com a finalidade de desempenhar funções de automação industrial.

Através de softwares específicos desenvolvidos pelo usuário, o CLP se encarrega de desempenhar as funções de automação, controle e monitoramento de equipamentos, dispositivos, ferramentas e processos industriais em diferentes tipos e níveis de complexidade, tornando-se o principal responsável por automatizar máquinas e processos industriais.

O CLP conta com uma estrutura parecida com a de um computador comum. Em geral, o controlador consiste de um dispositivo com processador ou CPU, memória RAM, memória ROM e portas de comunicação (COMs).

Entretanto, o CLP é projetado para atuar em diversos ambientes de uma indústria e é capaz de suportar determinadas condições que um dispositivo comum não suporta: um Controlador Lógico Programável é capaz de suportar sujeira e poeira, altas temperaturas, ruídos e vibrações, sendo todas elas condições muito comuns em ambientes industriais.

Outra diferença entre o dispositivo e modelos comuns de computadores está em seu sistema operacional: o sistema operacional de tempo real do CLP permite que ocorra o controle de processos de alto risco de forma constante, algo muito complicado para computadores comuns, desenvolvidos para ambientes com características mais amenas em relação ao ambiente industrial.

Os CLPs também são dispositivos bastante flexíveis, uma característica que lhes possibilita interface com outros dispositivos na empresa. Assim sendo, ele é capaz de executar processos industriais e programações pré-determinadas pelo usuário com a missão de aprimorar o desempenho das atividades industriais e obter melhores resultados.

Visando eficiência produtiva, aumento da capacidade de produção, redução do tempo de resposta das máquinas e equipamentos e maior competitividade industrial, muitas empresas e fábricas passaram a adotar o CLP como seu principal dispositivo com sistema de automação industrial. Mas afinal de contas, qual o melhor modelo de CLP do mercado?

●    CLP Mitsubishi

O CLP Mitsubishi é um dos principais dispositivos no catálogo da companhia japonesa. Comercializada no Brasil pela CIM Automação, a linha CLP Mitsubishi conta com equipamentos de ponta para aplicações de automação industrial!

Os dispositivos CLP Mitsubishi oferecem excelentes resultados na automação, controle e monitoramento de equipamentos, dispositivos, ferramentas e processos industriais em sua empresa, aumentando a eficiência produtiva da sua empresa!

Visite o site da CIM Automação e conheça os dispositivos da linha CLP Mitsubishi! Invista em automação industrial e adquira tecnologia de ponta para sua empresa! Entre em contato conosco e aproveite nossas ofertas de CLP e sistema de automação!

    Procurando Automação Industrial para sua empresa? Entre agora em contato conosco: