Por que um inversor de frequência é indispensável para um sistema de automação industrial?

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×

Os processos de automação industrial tornaram-se indispensáveis no cotidiano operacional e administrativo das linhas de produção que conhecemos. É por meio da aplicação de técnicas, equipamentos e tecnologias que muitas indústrias conseguem produzir mais, em escala repetitiva, com segurança, redução de gastos e mantendo seu padrão de qualidade.

Toda indústria que deseja ser bem sucedida no cenário mundial atual deve estar por dentro das novidades e inovações oferecidas pelo setor de automação, conhecendo muito bem esse processo para poder realizá-lo e entender quais são as decisões estratégias mais viáveis para seu próprio negócio.

Por conta disso, vários dispositivos de uso industrial, como o inversor de frequência, passaram a ser mais conhecidos no mercado e vem marcando cada vez mais presença dentro desse cenário industrial, oferecendo inúmeras vantagens em aplicações de otimização das indústrias.

Se você possui uma empresa e está montando seu projeto de automação, é fundamental conhecer as principais funcionalidades dos dispositivos, recursos e tecnologias atualmente disponíveis para sua corporação, incluindo os modelos de inversores de frequência.

Quer saber mais sobre esse equipamento e entender sua importância para um sistema de automação industrial? Vem com a gente que nós te contamos tudo logo a seguir!

●     Inversores de Frequência

Quando o assunto é automação industrial, os inversores de frequência desempenham um papel fundamental dentro de projetos de otimização as linhas operacionais e administrativas, figurando em diferentes estágios de funcionamento da indústria.

Isso porque o inversor de frequência é um dispositivo que atua diretamente no controle de velocidade de rotação dos motores de indução trifásicos presentes em equipamentos e máquinas de uso industrial. Sua principal função é assumir o controle da potência consumida pela carga elétrica através da variação de frequência apresentada pela rede elétrica.

Na prática, o inversor de frequência é instalado com o intuito de transformar a corrente elétrica alternada fixa (corrente e tensão) em corrente elétrica CA variável, para que então seja possível ampliar a velocidade de rotação dos motores trifásicos e obter excelentes resultados.

Todo esse processo ocorre de forma rápida, contínua e segura, tornando as operações das indústrias mais precisas e velozes a partir de um controle total dos motores, acelerando-os para que apresentem máximo desempenho, mas jamais causem riscos aos profissionais e máquinas que ocupam o ambiente de operações industriais.

Dessa forma, os inversores de frequência são dispositivos indispensáveis para os sistemas de automação industrial por realizarem essa tarefa de maneira constante, sem que haja qualquer margem para falhas e quedas no desempenho da indústria que conta com inversores para aumentar a velocidade de rotação de seus motores trifásicos e produzir mais, sempre com total controle, segurança e máximo esforço.

Para as indústrias que se preocupam com a qualidade dos dispositivos instalados em seus sistemas otimizados, no Brasil existem ótimos exemplares de inversores de frequência, como o inversor Mitsubishi!

Visite o site da CIM Automação e confira nossa linha de equipamentos e dispositivos para indústrias! Em nossa loja virtual você encontra ofertas exclusivas no inversor Mitsubishi e aumenta o desempenho do seu negócio! Entre em contato conosco!

    Procurando Automação Industrial para sua empresa? Entre agora em contato conosco: