Quais os principais usos de uma torre de sinalização industrial?

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×

Conhecer os riscos iminentes aos profissionais, equipamentos e máquinas que estão inseridos nas linhas operacionais das indústrias é o primeiro passo para estabelecer padrões de sinalização que atendam as normas de segurança indicadas para o ambiente industrial.

É de extrema importância que empresas e estabelecimentos industriais se atentem a essa tarefa e cumpram com os padrões estabelecidos para poderem exercer qualquer tipo de atividade, em especial quando estamos falando de um local propício a ocorrência de incidentes e falhas graves que podem afetar o funcionamento de toda uma corporação.

A sinalização industrial é uma medida de segurança que se insere dentro das normas e padrões fundamentais a serem seguidos por toda entidade em suas linhas de produção e gestão, contando com o intuito de eliminar riscos para pessoas, diminuir o índice de acidentes de trabalho e otimizar os processos de administração e realização de tarefas de ordem industrial.

Sendo assim, toda indústria deve considerar a implementação de dispositivos e tecnologias que integrem um sistema de automação industrial indicando uma sinalização industrial adequada, feita com base em orientações adequadas a respeito das normas de segurança e procedimentos de emergência que devem ser seguidos por todos os profissionais e gestores.

E é justamente essa sinalização que é a base para implementação de um dos principais dispositivos de controle e automação da indústria: a torre de sinalização!

●     Torre de Sinalização

A torre de sinalização é um dispositivo presente em muitas empresas e indústrias, encarregado de realizar uma sinalização adequada, precisa e segura para o ambiente.

De maneira geral, as torres contam com sensores nas cores verde, azul, vermelho, laranja, amarelo e roxo. A função dessas placas coloridas é indicar o status dos processos ocorridos nas linhas de gestão e operação do ambiente profissional e industrial.

Dentro de um sistema de automação industrial, a torre se torna responsável por estabelecer o controle de procedimentos de maneira otimizada, em conformidade com as normas e padrões de segurança que garantem a segurança individual e coletiva de todos os profissionais e equipamentos que se inserem nas indústrias.

A utilização desse modelo de sensor auxilia na identificação e prevenção de riscos eminentes, cooperando com a diminuição do risco de acidentes de trabalho ocorrerem e afetarem o bem estar de pessoas, bem como interromperem as operações da indústria devido a erros, falhas e panes em dispositivos e máquinas.

Levando em consideração todos esses fatores, podemos afirmar que a torre de sinalização apresenta diversos usos dentro da indústria, porém devemos destacar sua efetividade nas tarefas envolvendo a indicação de segurança na execução de tarefas.

De acordo com as cores que aparecem na torre em determinado tipo de operação, o dispositivo indica se os processos estão ocorrendo com total segurança, se há necessidade de realizar uma ação obrigatória, ter mais atenção ou cuidado e recorrer aos protocolos determinados pela corporação industrial em casos de risco eminente e situações de perigo, tais como risco de incêndio e perigos provenientes de partículas e radiações.

O que você está esperando para atribuir mais segurança ao seu sistema de automação industrial? Visite o site da CIM Automação e confira nossas ofertas para os melhores dispositivos da indústria de automação, incluindo modelos de torre de sinalização!

    Procurando Automação Industrial para sua empresa? Entre agora em contato conosco: