Qual a diferença entre motor de corrente contínua e alternada?

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×

O uso de motores elétricos em equipamentos, sistemas de automação industrial e projetos de robótica é uma máxima no mercado. Eles são fundamentais para lidar com correntes de energia elétrica e manter o pleno funcionamento de dispositivos em seus processos.

De maneira geral, os setores operacionais que dependem da presença desses motores optam pela aquisição de servo motores, encarregados de otimizar linhas de produção industrial e processos em geral ao controlar com precisão as aplicações de alta velocidade.

Sendo assim, podemos encontrar modelos de Servo motor implementados à diferentes setores da indústria e dentro de projetos de robótica correspondentes às áreas de aeromodelismo, automodelismo, entre outras, assim como também estão na automação de processos, controle de válvulas e qualquer tipo de aplicação que exige controle preciso de posição ou movimento em velocidade avançada.

Os servo motores podem ser categorizados como motores de corrente contínua (CC) ou motores de corrente alternada (CA), indicados para execução de tarefas de posicionamento de alta precisão, reversão rápida e performances de alto desempenho, mas qual seria a diferença entre esses modelos e como escolher o equipamento ideal?

Hoje nós iremos falar um pouco sobre as principais características e diferenças entre os servo motores de corrente contínua e alternada. Venha conosco e descubra abaixo:

●     Servo motor CC

O Servo motor de corrente contínua conta com um pequeno motor elétrico em seu interior, aliado à presença de um potenciômetro de realimentação, uma caixa de engrenagem próxima aos circuitos eletrônicos de acionamento dos motores e um loop de controle.

Por contarem com esses componentes, os servo motores CC são utilizados pelas indústrias para obter um controle preciso de torque, velocidade e posição em seus processos, compondo um sistema de automação industrial que substitui o uso de motores de indução convencionais, dispositivos atuadores hidráulicos e pneumáticos.

Esse modelo de servo motor para uso industrial é capaz de manter uma corrente de energia contínua, sem falhas ao longo de sua transmissão, e são os mais indicados para linhas operacionais por esse fator.

●     Servo motor CA

No outro lado das prateleiras nós temos os servo motores de corrente alternada, famosos por apresentarem um nível de potência mais elevado, sendo capazes de oferecer maior exatidão no controle de precisão de tarefas executadas em velocidade elevada.

Os modelos de Servo motor CA também são muito implementados em ambientes industriais para tornar sistemas de automação mais completos e eficientes, atuando de maneira semelhante ao exemplo citado acima no texto, mas se distinguindo por algumas características.

Entre essas características, vale a pena destacar que a corrente alternada consiste na execução de tarefas em alta velocidade determinada a partir da frequência de tensão que é recebida e ajustada através de um variador de frequência.

Ficou com alguma dúvida ou quer saber mais sobre motores de corrente contínua e alternada? Aproveite para conhecer a CIM Automação e compre servo motores na maior loja virtual especializada no assunto! Entre em contato conosco, saiba mais sobre as incríveis vantagens desse dispositivo e aproveite para conferir nossos modelos de servo mitsubishi!

    Procurando Automação Industrial para sua empresa? Entre agora em contato conosco: