Servo motor CC ou CA: qual a diferença?

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×

servo motor

O Servo motor é um modelo de motor elétrico que costuma ser aplicado à projetos de robótica, sistemas de automação da indústria, máquinas CNC e demais processos que exigem controle de precisão em altas velocidades.

Devido às suas características, os servo motores costumam atuar como sistema de automação industrial, desempenhando um importante papel em relação à otimização de processos em diferentes setores da indústria atual.

Podemos encontrar servo motores implementados à projetos de robótica nas áreas de aeromodelismo, automodelismo, nautimodelismo e demais áreas do segmento, bem como na automação de processos, controle de válvulas e qualquer tipo de aplicação que seja preciso controlar posição ou movimento com precisão em velocidade avançada.

Um Servo motor pode ser tanto um motor elétrico de corrente contínua (CC) quanto um motor de corrente alternada (CA) para posicionamento de alta precisão, reversão rápida e aplicações de alto desempenho, mas qual seria a diferença entre eles?

Entender o que diferencia os modelos de Servo motor CC dos dispositivos CA é uma importante tarefa para adquirir um motor elétrico adequado às necessidades do projeto, seja ele de automação industrial ou robótica em geral.

Que tal vir conosco e conferir as principais características e diferenças entre os servo motores? Veja abaixo!

Servo motor CC

O Servo motor CC é um dispositivo de corrente contínua composto por um pequeno motor elétrico, um potenciômetro de realimentação, uma caixa de engrenagem junto de seu circuito eletrônico de acionamento e um loop de controle.

Em geral, os servo motores do modelo CC se assemelham aos motores de corrente contínua convencionais que costumavam ser usados na indústria para controle preciso de torque, velocidade e posição em projetos especiais, até ser descoberto que servo motores poderiam ser usados em processos de automação ao invés dos motores de indução, atuadores hidráulicos e pneumáticos.

O que faz com que o Servo motor CC se diferencie dos modelos convencionais é que ele possui um estator constituído por uma estrutura cilíndrica, além de um ímã acoplado ao interior de sua armação.

Servo motor CA

Os servo motores CA costumam apresentar elevada potência, oferecendo maior exatidão no controle de precisão em velocidade elevada, se destacando também por exigir pouca manutenção em relação à outros dispositivos.

Os modelos de Servo motor CA costumam ser implementados em ambientes industriais para atuar como sistemas de automação. Existem dois diferentes tipos de motores elétricos CA, sendo eles o motor elétrico síncrono e o de indução, também chamado de assíncrono.

Enquanto o primeiro tipo de Servo motor usa um rotor bobinado para operar conforme uma velocidade constante e exata, de acordo com o campo magnético rotativo do projeto ao qual é aplicado, o segundo tipo obtêm o torque no rotor através de correntes induzidas por bobinas que variam o campo magnético, tendo sua tensão induzida de forma eletromagnética.

Qual a diferença?

Os servo motores apresentam diferenças tanto na fonte de alimentação, quanto em seus métodos de controle da velocidade quando aplicados à projetos. No motor CC, a velocidade varia com base na tensão aplicada, enquanto no motor CA a velocidade é determinada pela frequência da tensão e ajustada através de um variador de frequência.

O que você está esperando para adquirir seu Servo motor? Visite o site da CIM Automação e confira a linha de servo motor Mitsubishi! Leve o melhor para seu projeto de automação industrial e robótica!

    Procurando Automação Industrial para sua empresa? Entre agora em contato conosco: