A tecnologia industrial tornou-se indispensável para os setores de produção, garantindo eficiência, economia, segurança e padrão de qualidade. Um dos elementos centrais dessa revolução são os robôs industriais, que estão presentes em diversos segmentos e trazem inúmeras vantagens.
Neste post, apresentamos os 3 principais tipos de robôs industriais e suas aplicações. Acompanhe!
Robótica Industrial
A robótica industrial avançou a ponto de se tornar uma tendência definitiva no cenário nacional de indústrias. É cada vez maior o número de organizações que investem na tecnologia de robôs industriais para obter excelente custo-benefício, aumentar o nível de produção, manter o padrão de qualidade e auxiliar o trabalho dos colaboradores humanos.
O uso de Robô industrial em processos industriais executados por colaboradores humanos impede que o cansaço na execução de processos árduos e repetitivos se desgaste, prestando uma ajuda fundamental para manutenção da linha de produção e estoque.
Países que investem em automação industrial lideram o mercado ao adquirir vantagem competitiva. Assim sendo, o uso de tecnologias de robótica industrial logo se tornará absoluto no segmento industrial.
Mas afinal de contas, quais os principais tipos de Robô industrial? Venha conosco e confira os três protótipos mais comuns no mercado nacional de robótica industrial:
1. Robôs Articulados
Os robôs articulados são os protótipos mais utilizados por organizações industriais. Eles possuem um braço robótico de configuração mecânica, semelhante ao braço humano, conectado a uma base com junta de torção, permitindo maior flexibilidade de movimento.
Aplicações:
- Embalagem de produtos
- Manuseio de materiais
- Montagem automotiva
- Manipulação de vidro
- Fundição e aplicação de forjamento
- Alimentação de máquinas
2. Robôs Cartesianos
Também conhecidos como retilíneos, os robôs cartesianos são modelos retangulares com três eixos perpendiculares (x-y-z) que oferecem precisão de posição. Eles são ideais para processos de montagem e submontagem, manuseio de materiais e carregamento ou descarregamento em estoque executados em grandes áreas operacionais.
3. Robôs Delta
Os robôs delta são conhecidos pelo formato aracnídeo, com pelo menos três braços mecânicos conectados a uma base comum.
Eles são projetados para executar processos industriais com perfeição, precisão operacional e alta velocidade.
Aplicações:
- Coleta e transferência de produtos nas indústrias alimentícia, farmacêutica e eletrônica
- Alinhamento de fibra óptica
Agora que você conhece os 3 principais tipos de robôs industriais, invista em automação e coloque sua empresa à frente da concorrência.
Entre em contato com a CIM Automação e adquira tecnologia de ponta para aplicação industrial em sua organização!