A Automação industrial envolve uma série de aplicações e processos através da utilização de máquinas, equipamentos e softwares para agilizar, controlar e padronizar a execução de tarefas industriais e tornar a gestão de processos mais otimizada.
Dentro de um sistema de automação industrial, alinhar as linhas de produção de uma empresa com os setores administrativos e garantir resultados é o principal objetivo. Sendo assim, a automação foca em otimizar as diferentes áreas que compõem uma indústria.
A integração da indústria com recursos tecnológicos e sistemas de automação visa obter um fluxo de produção ágil e contínuo, bem como estabelecer uma gestão bem estruturada e organizada que irá tornar processos mais ágeis, simples, seguros e assertivos.
Várias indústrias aderem ao processo de implementação dos recursos de Automação industrial para obter melhores resultados e conquistar maior vantagem competitiva no mercado, sendo a indústria alimentícia um dos setores que mais obtém ganhos ao apostar em sistemas automatizados para suas áreas de gestão e produção.
Quer saber como a Automação industrial ajuda a indústria alimentícia e de que maneira um sistema de automação industrial pode ser implementado pelas corporações desse setor? Descubra a seguir:
● Mapeamento de Processos
A partir da implementação de um sistema de automação industrial, a equipe de gestão passa a ter uma visão ampliada completa dos processos industriais, podendo mapear tarefas e coordenar as atividades da indústria de maneira otimizada.
O mapeamento de processos também resulta em ganhos com a integração de setores, uma vez que todas as áreas da indústria são analisadas e se torna possível visualizar quais ferramentas e recursos podem ser aplicados em cada segmento operacional e produtivo.
● Padronização de Tarefas
Conforme mencionamos, a Automação industrial consiste na aplicação de recursos para agilizar e otimizar as diferentes tarefas da indústria em suas linhas de produção e gestão. A consequência direta dessa ação é a padronização de tarefas.
Tarefas executadas manualmente passam a ser cumpridas em menos tempo de maneira automatizada, repetida, sem nunca abrir mão dos padrões pré-estabelecidos para garantir um bom desempenho e obter resultados.
● Otimização da Produção
Uma linha de produção industrial exige que a execução de tarefas seja feita com velocidade, repetibilidade e eficiência, conforme determinado pelos padrões de qualidade e segurança visados, um requisito que pode ser atendido a partir de máquinas e sistemas de automação.
As máquinas de automação executam tarefas repetindo o mesmo padrão diversas vezes, gerando ciclos de produção mais rápidos e assertivos que garantem que a indústria atenda a sua demanda comercial.
● Aumento de Resultados
Para falarmos sobre aumento em resultados, podemos citar um exemplo de equipamento fundamental na otimização da linha de produção das indústrias é o braço robótico, encarregado de tarefas que, quando realizadas manualmente por funcionários, levam mais tempo e estão sujeitas a uma maior margem de erros.
Ao fazer uso do braço robótico para auxiliar em tarefas manuais, é possível produzir em maior escala e correndo menos risco. Por consequência, a indústria obtém melhores resultados, aumenta seu nível de produtividade e conquista mais vantagem competitiva no mercado com seus produtos e serviços.
Invista em Automação industrial dentro do setor alimentício com quem entende do assunto! Visite o site da CIM Automação e entre em contato com nossa empresa! Confira nosso catálogo de produtos, incluindo braço robótico, e saiba como implementar um sistema de automação industrial em seu negócio!