Entenda como a automação industrial ajuda a indústria alimentícia

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×

A Automação industrial envolve uma série de aplicações e processos através da utilização de máquinas, equipamentos e softwares para agilizar, controlar e padronizar a execução de tarefas industriais e tornar a gestão de processos mais otimizada.

Dentro de um sistema de automação industrial, alinhar as linhas de produção de uma empresa com os setores administrativos e garantir resultados é o principal objetivo. Sendo assim, a automação foca em otimizar as diferentes áreas que compõem uma indústria.

A integração da indústria com recursos tecnológicos e sistemas de automação visa obter um fluxo de produção ágil e contínuo, bem como estabelecer uma gestão bem estruturada e organizada que irá tornar processos mais ágeis, simples, seguros e assertivos.

Várias indústrias aderem ao processo de implementação dos recursos de Automação industrial para obter melhores resultados e conquistar maior vantagem competitiva no mercado, sendo a indústria alimentícia um dos setores que mais obtém ganhos ao apostar em sistemas automatizados para suas áreas de gestão e produção.

Quer saber como a Automação industrial ajuda a indústria alimentícia e de que maneira um sistema de automação industrial pode ser implementado pelas corporações desse setor? Descubra a seguir:

●     Mapeamento de Processos

A partir da implementação de um sistema de automação industrial, a equipe de gestão passa a ter uma visão ampliada completa dos processos industriais, podendo mapear tarefas e coordenar as atividades da indústria de maneira otimizada.

O mapeamento de processos também resulta em ganhos com a integração de setores, uma vez que todas as áreas da indústria são analisadas e se torna possível visualizar quais ferramentas e recursos podem ser aplicados em cada segmento operacional e produtivo.

●     Padronização de Tarefas

Conforme mencionamos, a Automação industrial consiste na aplicação de recursos para agilizar e otimizar as diferentes tarefas da indústria em suas linhas de produção e gestão. A consequência direta dessa ação é a padronização de tarefas.

Tarefas executadas manualmente passam a ser cumpridas em menos tempo de maneira automatizada, repetida, sem nunca abrir mão dos padrões pré-estabelecidos para garantir um bom desempenho e obter resultados.

●     Otimização da Produção

Uma linha de produção industrial exige que a execução de tarefas seja feita com velocidade, repetibilidade e eficiência, conforme determinado pelos padrões de qualidade e segurança visados, um requisito que pode ser atendido a partir de máquinas e sistemas de automação.

As máquinas de automação executam tarefas repetindo o mesmo padrão diversas vezes, gerando ciclos de produção mais rápidos e assertivos que garantem que a indústria atenda a sua demanda comercial.

●     Aumento de Resultados

Para falarmos sobre aumento em resultados, podemos citar um exemplo de equipamento fundamental na otimização da linha de produção das indústrias é o braço robótico, encarregado de tarefas que, quando realizadas manualmente por funcionários, levam mais tempo e estão sujeitas a uma maior margem de erros.

Ao fazer uso do braço robótico para auxiliar em tarefas manuais, é possível produzir em maior escala e correndo menos risco. Por consequência, a indústria obtém melhores resultados, aumenta seu nível de produtividade e conquista mais vantagem competitiva no mercado com seus produtos e serviços.

Invista em Automação industrial dentro do setor alimentício com quem entende do assunto! Visite o site da CIM Automação e entre em contato com nossa empresa! Confira nosso catálogo de produtos, incluindo braço robótico, e saiba como implementar um sistema de automação industrial em seu negócio!

    Procurando Automação Industrial para sua empresa? Entre agora em contato conosco: