A importância da fonte chaveada!

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×

Bem como muitos itens no mercado, a fonte chaveada possui uma importância excepcional em várias áreas. Em meio a projetos de automação industrial, a fonte chaveada é extremamente necessária. Pelo seu rendimento, não necessidade de transformadores volumosos e pesados, são as preferidas para os equipamentos de consumo.

De fato, o uso de transformadores com núcleos de ferrite, operação em freqüência fixa e não isolamento da rede de parte de seu circuito, limita seu uso a este tipo de aplicação.

Nas bancadas dos laboratórios de desenvolvimento, para o montador amador ou que está desenvolvendo um projeto, as fontes lineares ainda são as preferidas.

Neste artigo de nosso livro Fontes de Alimentação, vamos tratar dessas fontes, mostrando quais são suas vantagens e onde são utilizadas. Também teremos alguns projetos práticos.

Para que o leitor entenda melhor seu funcionamento, iniciaremos com uma breve revisão do funcionamento das fontes lineares para que elas possam ser comparadas com as fontes digitais.

Ou seja, asfontes chaveadas primeiro retificam a tensão da rede. Depois, transístores de potência ligam e desligam (chaveiam) a passagem desta tensão retificada pelo primário de um pequeno transformador dezenas de milhares de vezes por segundo. O núcleo deste transformador é feito de ferrite, um material mais leve que o ferro laminado e mais eficiente em altas frequências.

Assim, as fontes chaveadas, comutadas ou do inglês SMPS (Switched Mode Power Supply) são fontes que controlam a tensão numa carga abrindo e fechando um circuito comutador de modo a manter pelo tempo de abertura e fechamento deste circuito a tensão desejada. Para ter a melhor fonte chaveada, não deixe de entrar em contato conosco para saber mais sobre o assunto!

    Procurando Automação Industrial para sua empresa? Entre agora em contato conosco: