Como escolher um robô industrial?

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×

A robótica se desenvolveu bastante e continua se desenvolvendo a passos largos. Enfim, estamos na era dos robôs. Eles são úteis em diversos segmentos econômicos: indústria, comércio, educação, saúde.

Há diferentes tipos de robôs industriais, que variam conforme as funções que desempenham. É importante saber quais são eles e como funcionam. Leia nosso artigo e confira como escolher um robô industrial!

O que é um robô industrial e quais são seus principais tipos?

O robô industrial é uma máquina manipuladora, multifuncional e polivalente com reprogramação em dois ou mais eixos.

Os robôs industriais são desenvolvidos para movimentar materiais, ferramentas ou peças por meio de movimentos programados e variáveis visando à efetivação de diferentes atividades.

Devido ao seu dinamismo, os robôs industriais podem ser usados em diferentes segmentos da indústria. Vamos considerar os tipos de robôs industriais mais importantes disponíveis no mercado:

Robô cartesiano

O robô cartesiano realiza somente movimentos em eixos lineares. Por isso, são fáceis de programar e costumam ser rentáveis.

Os robôs cartesianos são ótimos para efetuar tarefas repetitivas, como descarregar máquinas. Uma grande vantagem é que ele permite uma precisão excelente de posicionamento em todo o local de trabalho.

É a estrutura mais usada na montagem de máquinas de medição por coordenadas. A estrutura, por ser modular, favorece a construção de robôs grandes, com capacidade para gerenciar todas as máquinas de uma linha de produção.

Esses robôs podem ser usados ainda em operações de montagem que requeiram grande precisão no posicionamento, no controle de máquinas-ferramenta e em algumas operações de máquinas injetoras.

Robô scara

O robô scara se move ao longo de eixos verticais, rotacionando em mesmo plano. É mais versátil e mais ágil que o cartesiano. Conseguem efetuar operações de inserção vertical exclusivamente por meio do eixo Z.

Devido à pouca complexidade da estrutura, o robô scara pode ser construído a partir de estruturas de baixo custo, simples.

É uma solução recomendada para tarefas repetitivas, pois apresenta mais precisão que o robô anterior. Porém, ele só conta com quatro graus de liberdade — assim, para atividades que exigem seis graus de liberdade, recomenda-se o robô articulado, do qual vamos falar a seguir.

Robô articulado

Esse tipo de robô apresenta braço semelhante ao do ser humano. Cada junta confere um grau de liberdade. No total, ele dispõe entre quatro a sete graus de liberdade (GdL).

Por ser de estrutura muito flexível, o robô articulado alcança qualquer orientação e posição no espaço de trabalho, superando possíveis obstáculos. Entre suas aplicações, podemos citar:

·         soldagem por pontos;

·         soldagem por arcos;

·         alimentação/carga de máquinas;

·         movimentação de materiais.

Robô paralelo

Esse tipo de robô é formado por braços conectados a base fixa única. O modelo mais comum é o robô delta. O paralelo consegue realizar movimentos precisos e delicados.

Ele é indicado para atividades que envolvem montagem e embalagem cargas úteis baixas, bem como tarefas de pick-and-place de objetos com até13 quilos.

Como escolher um robô industrial?

Depois de conferir os principais tipos de robôs industriais, vamos analisar como escolher um robô industrial. É importante levar em conta alguns critérios a partir das características de cada robô e de suas necessidades.

Vamos lembrar que a capacidade de carga (payload) pode ser dada em quilos ou toneladas, o alcance em milímetros e a repetibilidade em milímetros.

Em relação ao robô cartesiano, os critérios preponderantes para a escolha são: capacidade de carga até 500 quilos; autoaprendizagem; alcance; precisão; baixo custo; facilidade de programação.

Quanto ao robô scara, os critérios são: alcance, repetibilidade, tarefas de montagem e tarefas de movimentação.

Você deve escolher um robô articulado se os critérios preponderantes de sua escolha forem: capacidade de carga de até duas toneladas, alcance, tarefas de pintura, flexibilidade, grande quantidade de eixos, máquina colaborativa.

Finalmente, quanto ao robô paralelo, os critérios de escolha são: precisão, alta velocidade, baixa capacidade de carga, operações de montagem. É muito indicado para os seguintes tipos de indústria: farmacêutica, agroalimentar e eletrônica.

Quais são as principais aplicações de robôs industriais?

Quando descrevemos os tipos de robôs industriais, falamos sobre as aplicações de cada um. Vamos resumir as principais aplicações como:

·         pintura;

·         soldagem;

·         paletização;

·         movimentação;

·         pick-and-place.

Quais são os principais fabricantes de robôs industriais?

Existem diferentes fabricantes de robôs industriais. Eles investem cada vez mais em tecnologias avançadas para desenvolver produtos de ponta para aumentar a produtividade das indústrias. Vejamos alguns dos principais:

·         Fanuc;

·         Omron/Adept;

·         Wittmann Battenfeld;

·         Kuka;

·         Panasonic;

·         ABB;

·         Yasakawa;

·         Kawasaki;

·         Nachi;

·         Mitsubichi;

·         Denso;

·         Epson;

·         Foxconn;

·         Staubli;

·         Universal;

·         Comau;

·         Nachi-Fujikoshi.

Qual é o impacto da indústria 4.0 e IoT na escolha de robôs industriais?

A indústria 4.0 se propõe a integrar as pessoas e os sistemas a um processo de produção cada vez mais inteligente e eficiente.

Para chegar a esses resultados, são aplicadas estratégias automatizadas, como o uso de robôs autônomos que apresentam em comum a conectividade que a Internet das Coisas proporcionada.

O uso de robôs e sistemas automatizados cresce com a atuação de máquinas que compreendem estímulos e indicadores para detectar gargalos nesse ambiente de disrupção provocado pela indústria 4.0.

Nesse contexto, destacam-se os robôs colaborativos (cobots), que efetuam atividades de maior risco ou mais repetitivas.

Quais são as tendências futuras no mercado de robôs industriais?

Os cobots revolucionaram a indústria, pois permitem que o trabalhador e a máquina atuem juntos em um mesmo espaço.

Isso é possível porque os cobots contam com mecanismos avançados de segurança, com constante vigilância sobre o que se passa em torno.

Os robôs colaborativos são muito usados na produção industrial e na área de saúde, especialmente na realização de cirurgias.

Agora, você sabe como escolher um robô industrial com mais objetividade, respeitando as necessidades do ambiente de trabalho.

Conheça mais sobre automação mecânica. A indústria e a empresa modernas, quanto mais automatizadas, mais competitivas se tornam!

    Procurando Automação Industrial para sua empresa? Entre agora em contato conosco: