Linha de produção industrial: o que é, tipos e como organizar

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×

Nas indústrias, é comum falarmos em linha de produção. Na verdade, a produção é a razão da existência de qualquer fábrica, ou seja, ela foi criada para produzir algo.

A produção em larga escala impulsiona a economia de muitos países, inclusive do Brasil. E para manter o ritmo atual, é importante investir em tecnologia.

Neste artigo, vamos falar sobre linha de produção industrial. Saiba do que se trata, quais são os diferentes tipos e como organizar. Confia, lendo o artigo que preparamos especialmente para você!

O que é linha de produção industrial?

A linha de produção industrial também é conhecida como “linha de montagem”. É um modelo em que as mercadorias são fabricadas em série.

Consiste em um conjunto de determinadas atividades que se efetivam de forma contínua. As atividades são realizadas de forma manual ou por meio de máquinas.

É uma forma de produção criada por Henry Ford em 1913, a qual logo se popularizou.

Foi considerada como uma importante inovação que impulsionou a produção em massa. É um modelo que está presente em setores industriais diversos e em empresas de pequeno, médio e grande porte em todo o mundo.

A linha de produção industrial apresenta eficiência porque se efetiva em etapas, com padronização e período definido.

Dessa forma, há uma diminuição de gastos e de tempo, o que permite um aumento considerável da produção industrial.

Quais são os tipos de linha de produção industrial?

Durante os anos, foram aparecendo formas diferentes de organização do trabalho na indústria. Vamos apresentar os principais tipos de linha de montagem:

Linha de produção fordista

O fordismo apareceu na primeira metade do século XX e defendia a superprodução. A finalidade era produzir em massa e vender bastante.

Uma das características desse tipo de linha de montagem era a contratação de uma mão de obra numerosa e com baixa qualificação.

Complexos industriais grandes apareceram para receber essa elevada quantidade de colaboradores e todas as fases da linha de produção. Existiam estoques bem grandes, e isso assegurava a rápida entrega e a satisfação do público.

Por outro lado, o fordismo revelou-se falho em alguns pontos, incluindo a baixa diversidade de itens ofertados. Consequentemente, é um modelo que não suportou os desafios do mercado.

Entre outros problemas, muitas mercadorias ficaram acumuladas nos estoques e as vendas para o continente europeu caíram. A linha fordista vigorou até meados da década de 70.

Linha de produção toyotista

Eiji Toyoda, em meados do século XX, desenvolveu um novo tipo de linha de produção industrial cuja característica mais importante é a flexibilização.

Nesse modelo, a indústria reduz a mão de obra, mas ela tem mais qualificação. Além disso, indústrias menores se disseminam por todo o mundo.

O consumo direciona a produção dos itens, o que diminui assim os gastos de fabricação e aumenta os lucros.

Linha de produção automatizada

Essa forma de linha de montagem utiliza equipamentos automatizados a fim de aprimorar o processo industrial.

A tecnologia é usada para agilizar o trabalho e melhorar a qualidade, padronizando as funções. Outra vantagem é que os problemas são diagnosticados em tempo real.

Com equipamentos automatizados, é possível fazer atividades repetitivas com precisão. É um sistema de produção que produz economia, sendo muito usado em organizações de todos os tamanhos.

Na linha de produção automatizada, fica mais fácil realizar o controle e o monitoramento de tudo o que acontece na indústria com ferramentas tecnológicas.

Entre essas soluções, podemos citar o Controlador Lógico Programável (CLP) e a Interface Homem-Máquina (IHM).

Como organizar a linha de produção de uma indústria?

O primeiro passo é definir a ordem em que cada etapa do processo vai acontecer. Faça o layout da linha de produção industrial, que corresponde ao design de onde cada máquina e operador vai ficar.

O layout deve ser planejado conforme a demanda e a diversidade de produtos. Há diferentes tipos de layout, entre os quais:

  •         celular;
  •         linear;
  •         posicional;
  •         funcional.

O tipo de layout deve ser selecionado conforme o modelo de negócio. Certamente, essa escolha vai influenciar nos resultados, deixando as atividades mais dinâmicas e fluidas.

A preocupação com o layout proporciona benefícios como:

  •         estoque preciso;
  •         supervisão de processos;
  •         melhoria no espaço físico;
  •         redução do deslocamento de itens.

Vale a pena também implementar equipamentos para melhorar os processos. Por exemplo, as máquinas podem ficar perto para reduzir a necessidade de deslocamento da matéria-prima e de produtos, o que favorece a rapidez das demandas.

Após o planejamento das etapas e a definição do layout, chegou o momento de pôr tudo na prática. O correto é dispor de um time de colaboradores qualificados para desempenhar as funções. Caso contrário, é importante treinar a equipe.

A partir da linha de produção em curso, deve-se acompanhar o funcionamento das operações e dos processos diariamente, levantando dados sobre a performance, monitorando cada atividade desenvolvida, detectando problemas e pontos vulneráveis.

As máquinas precisam ser atualizadas, pois equipamentos ultrapassados resultam na perda de insumos e de tempo. A automação e os sensores promovem a integração das máquinas, estimulando a continuidade dos processos e o controle da eficiência e, ainda, diminui a necessidade de efetivar manutenções para impedir paradas indesejáveis na linha de produção industrial.

Quais são as vantagens da linha de produção?

A linha de produção industrial oferece muitas vantagens para o setor industrial. Vamos elencar algumas das mais relevantes:

  •         produção ágil e em larga escala;
  •         redução na possibilidade de erros, com a ajuda de máquinas cada vez mais avançadas;
  •         efetivação de atividades específicas divididas, garantindo mais rapidez à produção;
  •         padronização dos processos, o que resulta em um produto final de maior qualidade;
  •         organização do processo industrial, com cada fase predefinida da linha de produção;
  •         pouca necessidade de reconfigurações;
  •         queda no preço final dos produtos, o que significa que eles se tornarão mais acessíveis aos consumidores.

A linha de produção industrial é, portanto, um sistema de trabalho que revolucionou a forma de desenvolver atividades econômicas.

A nossa indústria ocupa, atualmente, a 16ª colocação na produção global — uma significativa posição. Ela permite melhorar a produtividade, reduzir gastos e, consequentemente, satisfazer o público e aumentar sua competitividade.

E então, o que achou do nosso post? O que pensa sobre o tema? Percebe como a tecnologia é fundamental para o desenvolvimento econômico? E a automação é um grande auxiliar para esse crescimento.

Já investe em automação de processos? Aproveite e confira 9 etapas de um projeto de automação industrial!

    Procurando Automação Industrial para sua empresa? Entre agora em contato conosco: