Botão Pulsador: O que é e como funciona

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×

Os botões pulsadores são comumente usados em painéis de controle de máquinas industriais, permitindo que os operadores acionem funções como ligar, desligar, resetar ou realizar alguma operação específica.

Há diferentes tipos de botões pulsadores, com variações de design, tamanho e funcionalidades, para atender às necessidades específicas de cada aplicação.

Continue em nossa companhia, leia até o fim nosso post e confira mais informações sobre o botão pulsador. Veja o que é, como funciona, suas vantagens e como usá-lo!

O que é o botão pulsador?

Também conhecido como botão de pressão ou botão de campainha, o botão pulsador é um dispositivo simples que é acionado quando pressionado· Ele é geralmente utilizado em aparelhos eletrônicos, painéis de controle, campainhas e outros dispositivos.

Como funciona o botão pulsador?

O funcionamento do botão pulsador é bastante simples. Quando pressionado, ele fecha um circuito elétrico, dando passagem à corrente elétrica. Isso é o que aciona o dispositivo ou a função que está conectada ao botão.

Existem diferentes tipos de botões pulsadores, com variações no formato, tamanho e cor. Alguns apresentam função de travamento, em que permanecem pressionados mesmo após o dedo ser retirado, enquanto outros retornam à posição inicial assim que são soltos.

Além disso, os botões pulsadores podem ser encontrados em diferentes modelos, como normalmente abertos (NA) ou normalmente fechados (NF), dependendo da aplicação desejada.

Os botões pulsadores normalmente abertos (NA) são aqueles em que o circuito está aberto quando o botão não está pressionado· Ou seja, a corrente elétrica não consegue fluir quando o botão não está sendo acionado· Quando o botão é pressionado, o circuito é fechado e a corrente pode fluir normalmente·

Já os botões pulsadores normalmente fechados (NF) são o oposto: o circuito está fechado quando o botão não está pressionado, e a corrente elétrica consegue fluir normalmente nesse estado. Quando o botão é pressionado, o circuito é aberto e a corrente para.

É importante compreender a diferença entre os botões pulsadores NA e NF para garantir o funcionamento correto do circuito elétrico. Por isso, sempre verifique as especificações técnicas do componente antes de instalar.

Para que serve o botão pulsador?

Em aplicações residenciais, o botão pulsador é frequentemente usado em campainhas, intercomunicadores e sistemas de alarme.

Já no ambiente industrial, o botão pulsador é comumente usado para ativar máquinas, equipamentos e sistemas, permitindo que os operadores controlem o funcionamento com praticidade e eficiência.

Ele também pode ser utilizado como um dispositivo de segurança, interrompendo imediatamente o funcionamento de uma máquina em situações críticas.

Quando usar o botão pulsador?

Geralmente, o botão pulsador é empregado em casos onde é necessário acionar uma função por um curto período: por exemplo, em uma linha de produção, pode ser utilizado para acionar a parada emergencial de uma máquina ou para acionar um alarme em caso de falha no sistema.

Além disso, o botão pulsador também é bastante usado em situações em que é necessário garantir que o comando seja acionado de forma intencional e momentânea, evitando acionamentos acidentais que poderiam causar danos às máquinas ou aos operadores.

Quais são as vantagens do botão pulsador na automação industrial?

O botão pulsador, ainda que seja um dispositivo simples, desempenha um papel significativo no controle de máquinas e equipamentos. A seguir, destacamos algumas das principais vantagens do uso de botões pulsadores na indústria:

Controle preciso

Os botões pulsadores permitem que os operadores controlem com precisão o funcionamento de máquinas e equipamentos.

Segurança

Os botões pulsadores são projetados para serem facilmente identificáveis e acessíveis aos operadores, o que ajuda a garantir a segurança dos trabalhadores, pois eles podem facilmente interromper um processo em caso de emergência.

Durabilidade

Os botões pulsadores são construídos para resistir ao ambiente industrial, sendo capazes de suportar condições adversas, como poeira, umidade e altas temperaturas.

Facilidade de instalação

Os botões pulsadores são fáceis de instalar e integrar em sistemas de automação industrial. Eles podem ser facilmente conectados a controladores lógicos programáveis (CLPs) e outros dispositivos de controle.

Versatilidade

Os botões pulsadores são encontrados em uma variedade de tamanhos, formas e cores, o que os torna adequados para diferentes aplicações industriais. Eles podem ser personalizados conforme as necessidades específicas de cada processo.

É importante ressaltar que o botão pulsador deve ser escolhido de acordo com a aplicação em que será utilizado, considerando fatores como a resistência mecânica, a capacidade de comutação e a proteção contra poeira e umidade. Também é fundamental que o botão seja instalado de forma segura, respeitando as normas de segurança vigentes.

Como falamos, os botões pulsadores são importantes para controlar máquinas e equipamentos industriais, melhorando a eficiência e a segurança. Veja agora o que são os equipamentos de automação e os benefícios que eles produzem.

    Procurando Automação Industrial para sua empresa? Entre agora em contato conosco: