Equipamentos de automação: O que são e seus benefícios na indústria

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×

A automação transformou o modo como se desenvolvia o trabalho nas indústrias. Ela proporciona mais agilidade aos processos e também garante mais eficiência.

Por outro lado, é necessária a presença de profissionais qualificados que saibam trabalhar com os sistemas automatizados.

Leia nosso artigo e veja o que são os equipamentos de automação, como eles funcionam e quais são os benefícios que geram para a indústria!

O que são equipamentos de automação?

Os equipamentos de automação industrial são aqueles que efetuam tarefas por meio do trabalho de diferentes recursos tecnológicos. Essas atividades, que antes eram feitas por profissionais, ganham em rapidez e eficiência, economizando tempo e esforço humano.

Ao contrário do que muitas pessoas acreditam, os equipamentos de automação não necessariamente acabam com os cargos para os profissionais. Eles criam novos postos de trabalho, apesar de eliminar alguns. Esses novos cargos devem ser ocupados por profissionais qualificados, que entendam o funcionamento das máquinas e sistemas.

Como funcionam os equipamentos de automação?

Os equipamentos de automação funcionam por meio de controladores e sensores que automatizam as atividades. Entre essas tarefas, destacam-se o controle de temperatura, o acionamento de dispositivos, o controle da iluminação e outros, seguindo uma programação predefinida.

Por exemplo, os sensores detectam informações do ambiente (presença, temperatura) e enviam os dados para um controlador, o qual toma decisões e ativa dispositivos para efetuar determinadas ações, baseando-se nos dados recebidos.

Quais são os equipamentos de automação?

Os equipamentos de automação envolvem sensores, CLPs, rádios, softwares, IHMs e outros. Entre os principais equipamentos, destacamos:

CLP

CLP é Controlador Lógico Programável, um dispositivo digital que armazena instruções em sua memória programável, permitindo assim a automação de processos e atividades. Funciona como um computador realizando comandos e monitorando máquinas ou processos da indústria. É um equipamento de implementação fácil, manutenção simples e muita confiabilidade.

IHM

IHM é Interface Homem-Máquina, sendo responsável por deixar a comunicação entre máquinas e pessoas mais eficiente.

A aplicação em tela deixa os dados descomplicados, fazendo com que o operador mantenha o controle remoto sobre as máquinas.

Nas indústrias, o equipamento IHM geralmente é usado em conjunto com o Controlador Lógico Programável.

Sensores

Os sensores mensuram e controlam informações e processos relevantes. Existem tipos diferentes de sensores para aplicações diversas: sensores de pressão, sensores de temperatura, sensores de nível, sensores de vazão, além do sensor indutivo, sensor magnético, sensor capacitivo, sensor fotoelétrico e do sensor ultrassônico.

Rádios

Na automação industrial, o rádio transmite dados em longa distância. É valioso em ambientes cujo acesso é difícil, como os poços terrestres de petróleo.

Os rádios ajudam a melhorar a segurança e os ganhos operacionais, além de atender a critérios como disponibilidade e integridade.

Entre as vantagens mais importantes do uso de rádio na automação industrial, destacamos a elevada capacidade de alcance, a implantação rápida, os custos baixos de manutenção, a mobilidade, a flexibilidade e a imunidade aos ruídos.

Softwares

Os softwares servem para coletar dados, supervisionar processos, armazenar e emitir relatórios. Eles permitem ganhos de produtividade e facilitam a implementação de um sistema de segurança (contam, por exemplo, com um gerenciador de alarmes). Os softwares analisam, controlam e rastreiam a produção com mais agilidade e precisão.

Quais os benefícios dos equipamentos para a automação industrial?

Os equipamentos de automação industrial oferecem diferentes vantagens, como agilidade, mais eficiência, mais precisão (evitando erros humanos), quadro de funcionários mais enxuto. O sistema de automação promove:

·         produtividade com mecanismos que produzem a quantidade certa de itens em um período menor e com qualidade melhor;

·         segurança fundamental, já que evita a atuação de pessoas em atividades consideradas perigosas ou insalubres;

·         conjunto de processos e ações que não seriam inviáveis para controlar de forma manual ou somente intelectual;

·         operações simplificadas, dispensando a necessidade de experiência na manipulação do processo produtivo.

Qual a importância dos equipamentos de automação?

Os equipamentos de automação permitem que a indústria reduza custos, aumente a produção, otimize os processos operacionais, deixando o funcionamento do negócio mais assertivo e eficaz.

Geralmente, esses equipamentos conseguem realizar apenas em algumas horas o que os operadores humanos levariam semanas ou meses para fazer, dispensando inclusive os riscos a que esses profissionais estariam sujeitos.

Portanto, vale a pena investir em equipamentos de automação industrial para otimizar o ciclo de produção, venda e distribuição em indústrias e empresas. Na verdade, para se tornar mais competitivo, o negócio precisa automatizar os processos, mesmo que faça essa adequação aos poucos.Na automação industrial, a tecnologia não para de se desenvolver, agregando novos recursos e novas funções. Sem dúvida, um dos maiores destaques na área é a Inteligência Artificial. Confira mais informações sobre ela: veja o que podemos esperar da IA na Indústria 4.0!

    Procurando Automação Industrial para sua empresa? Entre agora em contato conosco: