Cibersegurança Industrial: 5 dicas para proteger seu sistema contra ameaças

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×

A evolução tecnológica renovou a sociedade e a economia em todo o mundo. O que existia apenas em livros e filmes de ficção científica é uma realidade rotineira nos dias atuais.

Contudo, à medida que a tecnologia digital se desenvolvia, os crimes cibernéticos também evoluíram. Logo, é fundamental investir em segurança digital para fazer frente a fraudes e golpes diversos no mundo virtual.

Neste artigo, falaremos sobre cibersegurança industrial. Confira dicas para proteger seus sistemas e fique a par de quais são as principais ameaças digitais!

Qual é a importância da cibersegurança industrial?

Cibersegurança industrial é uma prática que se propõe a proteger ativos de informação de sistemas, servidores e computadores entre outras ameaças e ataques cibernéticos.

Esse conceito tem se destacado sempre mais por causa do número crescente de ataques a pessoas físicas e jurídicas, o que confirma a vulnerabilidade que existe em âmbito virtual, onde circulam dados em abundância.

No contexto da Quarta Revolução Industrial, a cibersegurança industrial é fundamental, pois tudo está em conexão. É preciso, portanto, investir em práticas e recursos capazes de dirimir e eliminar riscos e erros, garantindo proteção contra os criminosos cibernéticos, também chamados “hackers”.

É preciso definir estratégias para trabalhar em diferentes etapas da cadeia de valor. Assim, será possível garantir prevenção, bem como monitorar e proteger empresas, organizações do governo e cidadãos contra ataques cibernéticos.

Esses ataques se efetivam por motivos diversos. A seguir, vamos falar sobre as mais importantes ameaças cibernéticas da atualidade.

Quais são as principais ameaças cibernéticas?

As ameaças cibernéticas consistem em um uma série de riscos que existem no ambiente digital, gerando preocupações tanto para empresas quanto para pessoas físicas. As ameaças cibernéticas mais comuns são:

·         spam: mensagens não solicitadas que chegam aos e-mails, como propagandas (nem todo spam é uma ameaça);

·         phishing: manipulação do usuário, levando-o a acessar páginas com pouca segurança, nas quais senhas, dados bancários, números de documentos e outros dados são roubados;

·         malware: programa instalado remotamente em um dispositivo com a finalidade de acessar os dados ali armazenados (o hacker pode pedir resgate pelos dados, usá-los em fraudes ou mesmo destruí-los);

·         botnet: infecção por malware que gera uma rede de bots, fazendo com que o computador infectado se transforme em parte de um ataque massivo que sobrecarrega e desativa redes e servidores;

·         worm de computador: vírus que se espalha sozinho e, sempre que se instala em algum dispositivo, prejudica seu funcionamento, além de fazer ações não autorizadas e roubar dados;

·         vazamento de dados: programas espiões ou cavalos de tróia que acessam dados críticos, como dados financeiros e senhas, que são vendidos ou exibidos na internet e utilizados em golpes.

Quais são as estratégias de proteção de cibersegurança industrial?

A cibersegurança no protocolo industrial abrange muitas práticas e tecnologias cuja finalidade é garantir proteção aos dados armazenados em sistemas digitais. Entre as estratégias mais relevantes, podemos destacar:

1. Segurança de rede

Os profissionais de TI costumam aplicar medidas de segurança de rede para assegurar que computadores e outros aparelhos conectados fiquem protegidos contra criminosos cibernéticos.

Eles fazem uso de firewalls e controle de acesso à rede, entre outras soluções. São medidas que limitam o acesso de usuários a alguns ativos digitais, conferindo permissão para determinados ativos.

2. Segurança na nuvem

É uma forma de cibersegurança industrial que se concentra na proteção de dados e de aplicativos que estão guardados na nuvem.

Esse tipo de proteção envolve a autenticação de usuários, o monitoramento de atividades na nuvem e a criptografia de dados.

Dessa forma, as empresas podem atender às regulamentações referentes à privacidade e estimulam também mais confiança dos clientes.

3. Segurança de dados

A segurança de dados usa arquivos de backup e transferência de dados criptografados para assegurar a resiliência operacional dos aplicativos contra eventuais vazamentos.

Isso acontece porque é usado um amplo sistema de armazenamento de dados de longo prazo para manter a segurança dos dados.

4. Segurança de aplicações

A partir da codificação segura, os desenvolvedores de softwares criam um software com maior segurança, garantindo que seus programas não apresentem erros de segurança, o que daria oportunidade para que terceiros tivessem acesso a eles.

5. Estudo de caso

Para identificar a melhor solução para uma empresa, é importante analisar cada caso, ou seja, é realizado um estudo de caso pela empresa especializada em cibersegurança industrial para identificar as estratégias mais eficazes.

Quais são os desafios e as soluções da cibersegurança industrial?

Naturalmente, a cibersegurança industrial enfrenta desafios. Na medida em que enfrenta e supera esses desafios, ela vai aprimorando suas soluções. Entre os principais desafios, destacamos os desafios:

·         aumento dos crimes cibernéticos;

·         falta de talentos na área;

·         trabalho remoto;

·         inclusão e diversidade (a falta de trabalho atual ainda é predominantemente branca e masculina);

·         expansão da dark web (local onde se desenrolam com mais assiduidade as atividades criminosas);

·         segurança no ecossistema cripto;

·         evolução da engenharia social;

·         ransomware (ameaça muito usada no sequestro de dados);

·         necessidade de mais conscientização e mais educação.

A cibersegurança industrial já conta com soluções avançadas. Mas elas necessitam ser aprimoradas para fazer frente ao desenvolvimento das ameaças cibernéticas, que se tornam cada vez mais sofisticadas e perigosas.

Depois de saber um pouco mais a respeito da segurança cibernética, saiba mais detalhes sobre a atuação de dispositivos físicos que compõem o sistema de segurança nas indústrias e empresas: confira 5 aplicações de sensores e atuadores no ambiente industrial!

    Procurando Automação Industrial para sua empresa? Entre agora em contato conosco: