Indústria Verde: Como as Empresas Podem se Tornar Mais Sustentáveis

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×

Felizmente, o setor industrial vem passando por grandes mudanças. A antiga imagem da indústria como uma inimiga do meio ambiente e até como uma opressora dos funcionários já está em queda.

Isso se deve às campanhas governamentais e não-governamentais, bem como às iniciativas das próprias empresas e à conscientização da população sobre a necessidade de proteger a natureza e investir em soluções econômicas e sociais voltadas para o bem-estar geral.

A indústria verde é um conceito em alta atualmente. Leia nosso artigo e confira como aplicar esse conceito e tornar-se uma indústria sustentável sem causar prejuízos ao negócio!

O que é indústria verde?

A indústria verde é um conceito referente à gestão industrial baseada em sustentabilidade, trabalhando contra os impactos prejudiciais ao meio ambiente.

Assim, a indústria revela preocupação com o futuro da Terra e com a sobrevivência do negócio em todos os processos produtivos.

Isso significa que, começando pela extração das matérias-primas e pelo seu uso até o momento do descarte adequado dos resíduos, passando pela aplicação de fontes renováveis de energia, a indústria sustentável demonstra preocupação e desenvolve soluções que beneficiam o meio ambiente.

Qual é a importância da sustentabilidade na indústria?

A sustentabilidade é de grande importância para todas as indústrias, ajudando-as a se tornarem mais competitivas no atual cenário, conquistando um público mais vasto e cativo.

Conforme uma pesquisa do Capterra, em cada 10 brasileiros, 7 dizem que as iniciativas sustentáveis das empresas exercem influência sobre suas decisões de compra.

Nesse sentido, a sustentabilidade na indústria é importante porque, entre outras coisas, consolida a imagem da marca, promovendo bons resultados econômicos em longo prazo. Podemos citar ainda outros benefícios que corroboram a relevância de uma indústria sustentável:

·         novas oportunidades de negócio e desenvolvimento industrial;

·         mais investidores interessados no negócio;

·         crescimento no mercado devido à boa reputação e à visibilidade que alcança entre os consumidores;

·         redução dos impactos nocivos sobre o meio ambiente;

·         redução de desperdícios e gastos (papel, energia elétrica, água);

·         aumento do engajamento dos colaboradores;

·         aumentos dos incentivos fiscais oferecidos pelo governo.

Quais são as estratégias para se tornar mais verde na indústria?

É possível recorrer a diferentes estratégias para se tornar uma indústria verde. Vamos considerar algumas delas para promover melhorias sustentáveis no negócio:

Mude os processos

Um dos primeiros passos para se tornar uma indústria verde é transformar os processos de produção. Uma sugestão é imprimir nos dois lados do papel e usar papel reciclável.

Além disso, vale a pena investir em tecnologias para diminuir o consumo de papel e também reduzir os custos com armazenamento. Outros processos que podem ser mudados são:

·         efetivar o consumo inteligente de recursos e de insumos;

·         implementar a coleta seletiva de resíduos;

·         realizar a manutenção preditiva de equipamentos e máquinas;

·         estimular ações entre os colaboradores.

Economize água e energia

O consumo elevado de energia e de água também é nocivo para a natureza. Por isso, convém usar a iluminação natural sempre que possível, instalar lâmpadas LED, desligar máquinas quando estiverem ociosas, substituir equipamentos mais velhos por equipamentos novos, pois eles consomem menos energia.

Outra opção é usar novos recursos para gerar energia, como o gás natural ou o sistema fotovoltaico. Regiões que ofertam esse insumo também ajudam as indústrias a criar ambientes climatizados, o que possibilita mais sustentabilidade e mais modernidade nos processos e nas operações.

Implemente a políticas dos três R

A política dos três R deve ser usada do começo ao fim da indústria. Assim, a redução máxima de consumo, a reutilização dos materiais e dos produtos e a reciclagem dos itens que não podem ser mais reutilizados constituem as ações dos três R.

Uma ação fundamental é realizar a coleta seletiva corretamente na indústria. Para isso, é importante colocar lixeiras específicas conforme as características dos materiais.

Quais são os casos de sucesso da indústria verde?

Podemos citar diferentes cases de sucesso de indústrias que adotaram a sustentabilidade em seus negócios. Vamos falar um pouco sobre algumas delas:

·         Warabu Chocolates: chocolateria nacional que produz um chocolate orgânico, valorizando o cacau nativo e a população amazônica;

·         Hytron: empresas que atua no setor de energia e usa hidrogênio de fontes renováveis para a produção de diesel, dispensando o uso de petróleo;

·         Pepsico de Itu: unidade da Pepsico que já conta com autonomia hídrica, conseguindo economizar 27 milhões de litros de água por mês;

·         Morlub: indústria que usa matérias-primas renováveis para a produção de óleos industriais.

Quais são os desafios e as soluções da indústria verde?

Apesar das tendências que apontam para a indústria sustentável, crescemos em uma economia linear, em que os negócios têm obtido sucesso. As mudanças para um novo modo de trabalhar são um grande desafio — afinal, há o receio de que as coisas não deem certo e as indústrias sofram graves prejuízos.

Por isso, é importante estudar casos de sucesso e as soluções que foram aplicadas. É preciso lembrar que a reciclagem já é uma das principais fontes de matérias-primas de algumas indústrias. Há diferentes tecnologias, inclusive envolvendo a construção de uma nova matriz energética, mais sustentável.

A indústria verde é a melhor solução para o futuro econômico do mundo. Ciclos de produção sustentáveis resultam em produtos de boa qualidade, além de serem mais econômicos e apresentarem alto potencial de lucros.

Ao longo do texto, citamos algumas soluções que a indústria sustentável pode adotar. Aproveitando o “gancho”, conheça algumas formas de melhorar a eficiência energética nas indústrias!

    Procurando Automação Industrial para sua empresa? Entre agora em contato conosco: