11 formas de melhorar a eficiência energética em empresas e indústrias

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×

A busca por soluções que minimizem os impactos negativos das atividades econômicas sobre o meio ambiente é uma das maiores preocupações atuais das empresas e indústrias.

Nesse contexto, a eficiência energética é um tema relevante. Economizar energia elétrica é uma forma de contribuir com a sustentabilidade.

Neste artigo, vamos falar sobre esse assunto. Aproveite para se aprofundar mais sobre o tema. Confira algumas formas de promover melhorias da eficiência energética nas empresas e nas indústrias!

O que é eficiência energética?

Eficiência energética é o nome dado à otimização de processos com a finalidade de diminuir ou evitar o desperdício de energia elétrica. O consumo consciente de energia elétrica gera economia, diminui gastos e, acima de tudo, contribui para preservar o meio ambiente.

Em nosso país, o consumo de energia nas indústrias equivale a quase 40% do consumo total da energia gerada no Brasil. Desse percentual, 46,3% são da energia hidrelétrica, a qual, ainda que seja usado um recurso natural renovável (água), gera um grande impacto no meio ambiente durante o processo de instalação.

No Brasil, o desperdício de energia elétrica está estimado em 43 TWh (terawatt-hora) ao ano. Um percentual alto demais, que precisa ser reduzido. Uma iniciativa valiosa, em nosso país, foi a publicação do Manual de Orientações para Eficiência Energética na Indústria.

Como melhorar a eficiência energética nas empresas e nas indústrias?

A fim de melhorar a situação, é possível investir em eficiência energética para indústrias e trabalhar também a eficiência energética nas empresas. Confira a seguir algumas formas de realizar essas melhorias:

1. Aproveite a iluminação natural da melhor forma possível

Essa dica, embora pareça básica, pode fazer muita diferença. Durante uma boa parte do dia, nós podemos fazer uso da luz natural.

Uma importante etapa, nesse sentido, é manter as janelas limpas para aproveitar a iluminação natural. Outra dica é usar portas de vidro e cortinas leves.

2. Reduza perdas de temperatura

Nos processos industriais que envolvem perda de calor, uma maneira de melhorar a eficiência energética é aplicar isolamento térmico para diminuir as perdas de temperatura. Dessa maneira, se reduz também o consumo energético.

3. Use equipamentos com selo A do Procel

O Selo A do Procel é um certificado eficaz que representa os eletrodomésticos e os equipamentos que consomem menos energia.

O selo surgiu em 1993 e somente produtos que alcançam índices de consumo e alto desempenho recebem contemplação com o selo. O Procel é o Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica. Além do Procel, existem outras iniciativas relacionadas, como:

  • Proesco (Apoio a Projetos de Eficiência Energética) com linha de financiamento do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social);
  • PEE (Programas de Eficiência Energética), sob a responsabilidade da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica);
  • Conpet (Programa Nacional de Racionalização do Uso dos Derivados do Petróleo e do Gás Natural), desenvolvido pela Petrobrás.

4. Use motores elétricos de rendimento elevado nos processos industriais

Os motores elétricos são os mais importantes consumidores de energia elétrica nas indústrias. Portanto, dispor de opções de elevado rendimento é uma possibilidade para alcançar a eficiência energética.

5. Use uma cortina de ar em ambientes climatizados

Criando uma barreira, que impeça que os ambientes interno e externo troquem calor. Assim, o consumo de energia com ar-condicionado é bem menor.

6. Realize manutenção periódica do sistema de ar-condicionado da empresa

A manutenção periódica de equipamentos ajuda a evitar o desperdício de energia no sistema de ar-condicionado ou no sistema de refrigeração.

Certas irregularidades no sistema causam impactos diretos na eficiência energética. Consequentemente, o correto é que, todos os meses, seja feita a manutenção de acordo com o que diz a Lei do PMOC.

7. Desligue equipamentos de escritório

Em geral, os equipamentos usados em escritórios (computadores, impressoras) funcionam em stand-by. Esse modo de espera gera uma sensação falsa de economia de energia, mas não é muito eficiente.

Dessa forma, é necessário conscientizar os funcionários para que desliguem todos os equipamentos sempre que deixarem de usá-los. O correto é desligá-los da tomada. Assim, todos ajudarão com a redução no gasto de energia.

8. Use sistemas de automação e controle

Ao usar sistemas de automação, é possível gerenciar o consumo e a intensidade da iluminação. Também regulamenta a temperatura do ambiente, melhorando, entre outras coisas, a utilização de sistemas de climatização (aquecedores, sistemas de ar-condicionado, refrigeradores).  

9. Conscientize os funcionários

Algumas ações podem ser fundamentais para a orientação dos colaboradores da empresa. A participação de todos é da máxima relevância para que a eficiência energética seja bem-sucedida. Seguem algumas dicas para criar um programa de conscientização:

  •         estímulo ao consumo consciente, incentivando uma competitividade saudável entre os profissionais e setores, oferecendo prêmios;
  •         desenvolvimento de reuniões regulares para tratar de metas para reduzir e usar conscientemente a energia elétrica;
  •         realização de campanhas de endomarketing sobre o assunto, criando banners, mensagens na tela da área de trabalho e aplicando outras plataformas.

10. Implemente um SGE (Sistema de Gestão de Energia)

O SGE é um conjunto de ações desenvolvidas por qualquer tipo de empresa para otimizar o consumo de energia, tornando-o mais eficiente. Dessa forma, ocorre uma diminuição no consumo total de energia.

Uma das consequências imediatas é a economia financeira. Outra consequência é a redução na emissão de GEEs (Gases causadores do Efeito Estufa).

11. Instale seu próprio sistema de energia solar

Outra opção para melhorar a eficiência energética nas empresas e nas indústrias é instalar um sistema fotovoltaico para geração de sua própria energia.

Quando se gera energia elétrica própria, é possível ficar livre dos ajustes das tarifas. Pode acontecer uma redução de até 99% nas contas de energia.

Além da redução nas contas de energia, as empresas e as indústrias usufruem maior segurança energética e dão uma contribuição valiosa para o desenvolvimento sustentável, já que a energia solar é 100% sustentável.

Depois de todas essas dicas, esperamos que você consiga alcançar eficiência energética em seu negócio. Certamente, ele se tornará mais competitivo.

Gostou de nossas dicas? O que pensa sobre o assunto? Já aplica práticas de eficiência energética? Aproveite para compartilhar nosso conteúdo com seus amigos nas redes sociais!

Quanto mais pessoas tiverem acesso a ele, mais contribuiremos para a sustentabilidade no mundo.

    Procurando Automação Industrial para sua empresa? Entre agora em contato conosco: