Controle remoto industrial: O que é, como funciona e vantagens

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×

O controle remoto industrial é um dispositivo tecnológico que ajuda a melhorar a qualidade e o nível de segurança das operações em uma indústria.

Há diferentes modelos no mercado. Você deve procurar aqueles que mais atendam às demandas dos processos produtivos da indústria em que atua.

Leia o artigo que preparamos para você e confira o que é controle remoto industrial, como ele funciona e quais são as vantagens que oferece!

O que é um controle remoto industrial?

O controle remoto industrial é um dispositivo que permite realizar operações mais seguras e mais práticas na indústria, como aquelas que envolvem levantamento de carga pesada e outras atividades arriscadas para o operador.

Como funciona um controle remoto industrial?

Há diferentes tipos de controle remoto industrial. Existem os tipos chamados de joystick, sem botoeira ou fio.

Todos eles aprimoram os processos. O operador consegue comandar a máquina sem grandes dificuldades.

Assim, um controle remoto industrial para ponte rolante faz com que o profissional levante e movimente as cargas pesadas sem necessidade de se deslocar até a cabine.

Há controles remotos destinados a talhas, pórticos, gruas, monovias, máquinas perfuratrizes, áreas classificadas, caminhões, máquinas agrícolas, locomotivas, máquinas florestais, sistemas robóticos e outras aplicações.

Cada aplicação apresenta especificações técnicas. Por isso, no momento de escolher o tipo de controle remoto industrial, é necessário levar esse ponto em conta.

Quais são as vantagens de usar controles remotos industriais?

O uso de controles remotos industriais garante muitas vantagens, as quais variam conforme a aplicação. Vejamos algumas das principais vantagens:

Distância segura

O controle remoto industrial para ponte rolante, guindaste e outras máquinas que atuam com cargas pesadas reduz os riscos de acidentes com os trabalhadores.

Essa maior segurança resulta do fato de que o profissional trabalha mantendo uma distância segura das cargas e das máquinas, o que contribui para elevar a qualidade do serviço.

Melhoria do campo de visão

Os operadores comandam sem a necessidade de ficar próximo à carga. Além de aumentar a segurança, o dispositivo melhora o campo de visão. Uma melhor observação oferece bons resultados em algumas situações.

Mais produtividade

Os controles remotos industriais ajudam a aumentar a produtividade. A empresa consegue melhorar a rapidez, a eficiência, a praticidade e a facilidade.

Redução de custos com manutenção

Outra vantagem que o controle remoto industrial proporciona é a redução de custos com manutenção, já que as operações realizadas automaticamente e à distância ajudam a reduzir erros e outros problemas comuns quando as operações são efetuadas manualmente, com o operador próximo ao equipamento.

Onde encontrar controle remoto industrial?

Para encontrar o controle remoto industrial mais adequado, você deve avaliar as necessidades das máquinas do ciclo de produção, para comprar o modelo certo. Os modelos sem fio, por exemplo, são mais práticos de usar e deslocar de um local a outro.

Procure lojas especializadas na venda de itens para automação. Fique atento às empresas que estão atualizadas com as inovações da Indústria 4.0, que tenham boa reputação no mercado, com índice elevado de satisfação dos clientes.

Verifique as marcas de controle remotos industriais, como a Telecrane. A Telecrane é a empresa mais respeitada quando o assunto é produção e comercialização de controles remotos industriais.

Os modelos da Telecrane são wireless (sem fio) e são desenvolvidos para diferentes aplicações: pontes rolantes, talhas e gruas, como alternativas para o sistema de cabos. Há diferentes versões do controle remoto dessa marca. Uma delas é a F21 E1B.

O controle F21 E1B conta com seis botões de um estágio. A carcaça laranja oferece muita resistência, pois é confeccionada em fibra de nylon reforçada. Ele funciona com duas baterias alcalinas AA, que podem ser recarregáveis. O consumo de energia é baixo. Além disso, o controle dispõe de LED indicativo de carga.

O alcance do F21 E1B é de 100 metros. As configurações das funções são programáveis sobre sete relés. Esse modelo tem ainda um botão de partida e um botão de emergência, além de uma chave magnética de segurança. A Telecrane oferece outros modelos interessantes que compõem a Linha F24.

Já os aparelhos de rádio controle apresentam entre seis a doze botões duplos. Sua finalidade é melhorar a produtividade e o nível de segurança das pontes rolantes e dos pórticos.

Comprar o controle remoto industrial certo, que atende às necessidades da produção industrial, vai ajudar a melhorar a qualidade das operações, conferindo mais segurança e agilidade. Justamente por isso, é uma medida que influencia no relacionamento da empresa com seus colaboradores.

O controle remoto industrial é um dispositivo que automatiza os trabalhos manuais, tornando os processos e as operações mais eficientes. Veja mais sobre automação: o que é, as vantagens que oferece e outros pontos relevantes!

    Procurando Automação Industrial para sua empresa? Entre agora em contato conosco: