Robô Scara: O que é, como funciona e vantagens

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×

No campo da automação industrial, certamente os robôs são tecnologias que se destacam, apresentando alta demanda por parte de empreendedores e gestores. Entre os diferentes tipos de robôs industriais, o Scara está se destacando cada vez mais no cenário atual.

Continue a ler nosso post e veja o que é robô Scara, as suas vantagens e aplicações, como ele funciona. Ele pode ser um grande diferencial para indústrias que buscam otimizar os processos produtivos!

O que é o robô Scara?

Scara é uma sigla: Selective Compliance Assembly Robot Arm (Braço Robótico para Montagem de Conformidade Seletiva).

O primeiro robô Scara apareceu nos anos 80 no Japão. A marca, alcançando sucesso, continuou se inovando, apresentando soluções muito inteligentes para diferentes empresas.

A característica mais importante do robô Scara é que ele tem um braço articulado com dois elos. Os braços trabalham em um só plano, mas conseguem simular os movimentos do braço humano. Dessa forma, o braço se retrai e se estende, uma característica que permite a ele alcançar lugares de difícil acesso, mais restritos.

Como funciona o robô Scara?

O robô Scara costuma apresentar duas juntas em paralelo que oferecem conformidade no plano em que ele é instalado.

Os braços desse tipo de robô têm um alcance de trabalho no formato de anel. Os eixos rotativos estão na posição vertical. Já o eixo final está preso ao braço e se movimenta na posição horizontal.

A especialização dos robôs Scara é a execução dos movimentos laterais, sendo utilizados, de forma especial, em montagens devido à boa velocidade e à fácil integração em comparação com robôs cartesianos e cilíndricos.

Quais são as principais aplicações do robô Scara?

O robô Scara pode ser usado de diferentes maneiras. Vamos enumerar as aplicações mais comuns dessa tecnologia:

1.   montagem;

2.       aparafusamento e aperto;

3.       impressão 3D;

4.       operações pick-n-place (envolvendo embalagem, paletização entre outras operações);

5.       inserção;

6.       manipulação do trabalho;

7.       carga/descarga;

8.       dispensação;

9.       manutenção de máquinas;

10.   aplicação de cola;

11.   aplicações biomédicas;

12.   manuseio de pastilhas de semicondutores.

Com tantas aplicações o robô pode ser usado em indústrias de diferentes tipos, como borracha, eletroeletrônicos, metal, plástico e outros.

Quais são as vantagens do robô Scara?

O robô Scara é muito usado em operações de montagem ou pick-and-place, que demandam precisão e muita velocidade.

Assim, ele consegue atuar com acelerações e velocidades elevadas em ambientes limpos ou agressivos.

Quanto à repetibilidade, os diferentes modelos de robô Scara disponíveis atualmente no mercado podem chegar a tolerâncias menores que 10 mícrons (diferentes dos robôs de seixo eixos que podem alcançar 20 mícrons).

Um robô Scara atende uma aplicação específica com um menor campo de operação, em que o espaço físico e o layout são restritos. Isso faz com que o robô seja mais flexível, permitindo realocações em aplicações remotas ou temporárias. Podemos definir as seguintes vantagens do robô Scara:

·         elevada precisão;

·         velocidades mais altas;

·         layout compacto;

·         tolerâncias menores que 10 mícrons;

·         realocação em aplicações remotas ou temporárias;

·         aplicações com um campo menor de operação em que o ambiente físico é restrito;

·         processos de ótima qualidade;

·         redução da mão de obra;

·         economia do tempo de desenvolvimento;

·         melhoria dos processos industriais;

·         eficiência máxima;

·         mecânica destacada;

·         boa resistência a tensões e a colisões.

Quais são os outros tipos de robôs industriais?

Além do robô Scara, há outros tipos de robôs que são usados em indústrias e operações logísticas em geral. Vamos citá-los a título de curiosidade:

·         robô articulado;

·         robô cartesiano;

·         robô cilíndrico;

·         robô polar;

·         robô delta;

·         robô colaborativo.

Onde encontrar o robô Scara?

Como diferentes critérios influenciam na escolha do robô Scara, é importante ter o auxílio de um profissional qualificado que oriente sobre o melhor modelo para a aplicação necessária.

Com a facilidade proporcionada pela internet, que oferece muitas lojas virtuais especializadas, é possível pesquisar online, comprando preços, produtos, referências.

O ideal é comprar em uma empresa especializada em soluções inteligentes de automação. Entre em contato com a empresa e tire todas as suas dúvidas antes de realizar qualquer compra.

As empresas estão presentes em diferentes canais, como telefone, WhatsApp, redes sociais (Instagram, Facebook, LinkedIn), página da loja (site) e outros. Manter contato por meio desses canais ajudará a ter detalhes sobre as soluções oferecidas. Além disso, existe a possibilidade de fazer uma visita presencial à loja.

O robô Scara é uma das mais avançadas soluções industriais. Contribui para otimizar os processos, agilizando operações, reduzindo erros e impulsionando maiores lucros para a indústria.

Como desejamos manter um contato mais próximo com nossos clientes, aproveitamos o espaço digital para melhorar o nível de nossa comunicação. Siga-nos nas redes sociais: LinkedIn e Twitter!

    Procurando Automação Industrial para sua empresa? Entre agora em contato conosco: