O desenvolvimento da tecnologia ajudou a ampliar as possibilidades de melhorar a produtividade da indústria. Já é possível que máquinas grandes sejam controladas por um software de computador ou por um equipamento pequeno. Isso resulta em ocupação menor de espaço e redução nos gastos operacionais.
Entre essas ferramentas tecnológicas de controle, destacamos o CLP. Provavelmente, você já ouviu falar sobre ele. Continue a leitura e saiba mais a respeito dessa importante solução tecnológica!
O que é um CLP?
CLP é a sigla para Controlador Lógico Programável, um dispositivo que permite controlar aplicações industriais. Assemelha-se a um computador em que é possível colocar um comando para realizar determinadas atividades. O CLP também é conhecido pela sigla PLC, que significa, em inglês, Programmable Logic Controller.
Ele é um dispositivo com diferentes funções, cada unidade comportando um programa diferente, com comandos, funções e atividades diversas, necessárias para ativar e monitorar os processos empresariais.
Do que é composto o Controlador Lógico Programável?
O CLP apresenta estrutura semelhante à de um computador, com processador ou Central Processing Unit (CPU), memória RAM (leitura e gravação), memória ROM (leitura) e portas de comunicação (COMs).
Podemos resumir as três partes principais do CLP em processador, memórias e portas de comunicação. Esmiuçando os componentes do controlador, temos:
· memória: local onde são armazenadas as informações necessárias para a execução das atividades;
· processador: é um chip que vai efetuar o processamento do programa;
· cartão de entrada: cartão que recebe sinal elétrico do espaço externo, enviando-o para dentro do Controlador Lógico Programável;
· cartão de saída: cartão que envia sinal elétrico para o espaço externo com o objetivo de ativar algum equipamento;
· fonte de energia: elemento que transfere energia, garantindo a alimentação do equipamento;
· barramento: placa responsável por garantir a comunicação entre os demais componentes.
Quando utilizar um CLP?
O CLP pode ser aplicado em todos os processos industriais mecanizados, sendo aptos para controlar funções que carregam instruções e informações para que a máquina execute as atividades com eficácia. Logo, a tecnologia não está restrita às indústrias, mas pode ser usada em instalações comerciais e residenciais.
Em indústrias, os CLPs costumam ser utilizados em linhas de montagem de veículos, no sistema de extração de óleo de fábricas de beneficiamento em grãos, em caldeiras, em plataformas que extraem petróleo.
Em geral, o CLP pode ser usado para gerenciar a maior parte dos processos industriais. Outras aplicações dos CLPs envolvem:
· elevadores;
· captação, tratamento e distribuição de água;
· empacotamento e processamento de alimentos.
Como funciona o CLP?
O CLP serve para o comando e o monitoramento das máquinas. O programador funciona com informações recebidas pelos sensores e dispositivos, processa dados e controla atuadores e dispositivos de saída de acordo com a programação.
Baseando-se nas leituras, o controlador registra dados em tempo real. Entre esses dados, podemos destacar: temperatura de operação, produtividade do equipamento, início e interrupção de um processo, geração de alarmes de mau funcionamento.
O Controlador Lógico Programável funciona como um sistema que controla processos. Porém, para efetuar corretamente esse controle, é necessário fazer o monitoramento do processo que será controlado. Nesse sentido, aparecem os sensores, que emitem comandos para os atuadores.
Para um correto funcionamento do CLP, é fundamental, antes de tudo, programar o dispositivo. Assim, é preciso que os dados básicos sejam fornecidos usando a linguagem de programação mais adequada. Somente dessa forma o dispositivo será ativado e será desempenhada a atividade requerida.
Qual a importância do CLP na Indústria?
Uma das principais vantagens da automação industrial é que ela garante mais precisão na produção. Toda variável do processo deve ser mensurada pelo computador principal, o qual assegura desempenho e precisão.
O sistema conta com sensores que monitoram e enviam informações ao CLP. Desse modo, as chances de erros diminuem.
O CLP também pode contribuir para uma quantidade menor de manutenções e contribuir para melhorar a qualidade da produção, gerando mais economia.
Principais aplicações do CLP
Já vimos em quais situações usar o CLP. Vamos simplificar as situações de controle de processos e máquinas em que se usa o Controle Lógico Programável:
· controle de turbomáquinas;
· controle de processos químicos;
· controle de processos e malhas de controle (vazão, pressão, nível, temperatura);
· controle de motores elétricos e bombas;
· controle de máquinas eletro-hidráulicas e/ou eletro-pneumáticas;
· controle de motores elétricos e bombas;
· controle de linhas de montagem e fabricação;
· comandos e acionamentos elétricos em geral.
Além dessas aplicações, podemos citar sua utilidade na automação de prédios e casas: controle de bombas de água, controle de iluminação, automação de sistemas de combate a incêndio, controle de acesso, gestão de energia e outras aplicações.
Apresentamos as principais características do CLP e as vantagens que ele oferece para empresas e indústrias. O Controlador Lógico Programável oferece alta confiabilidade e ajuda a reduzir custos operacionais. Como segue a norma IEC-61131, sua implementação é fácil, pois segue um padrão que pode ser usado por diferentes fabricantes.
Já que tratamos da importância de controle na automação industrial, aproveite e saiba mais sobre sistemas que controlam equipamentos: conheça 3 tipos de sistemas de controle para indústria!