Como um robô industrial pode aumentar a produtividade?

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×

O setor de robótica industrial vem se destacando em projetos de automação há algumas décadas. Se você pensa que os protótipos e tecnologias provindos desse segmento ganharam os holofotes apenas em tempos recentes, é hora de rever esse achismo.

Muitos antes de contarmos com dispositivos avançados, como o braço robótico para linha de produção, a área de robótica já desenvolvia novos aparatos para tornar o dia a dia das indústrias mais rápido, preciso, seguro e produtivo em larga escala.

No entanto, é verdade que o desenvolvimento de tecnologias mais avançadas e a disponibilização de maiores recursos também influenciou na tomada da dianteira que a robótica apresenta, ocupando qualquer projeto de automação industrial que queira aumentar seus resultados e expandir a margem de produtividade.

A inclusão de dispositivos robóticos em setores de administração e operação dentro da indústria é uma decisão assertiva para as indústrias em ascensão ou que precisam renovar suas tecnologias, mas por que vale a pena investir em robôs industriais? Descubra as principais razões seguindo nosso guia abaixo:

●     Execução de tarefas manuais

A principal aplicação dos equipamentos e protótipos de robótica industrial se dá em setores de manufatura nos quais a quantidade de tarefas manuais é enorme, sendo geralmente executadas por profissionais humanos que podem apresentar determinadas limitações.

A escolha de dispositivos que implementam as operações realizadas por profissionais é uma ótima forma de otimizar as linhas de produção, passando a executar as mesmas tarefas manuais com maior precisão, velocidade, segurança e continuidade para atender uma alta demanda.

●     Aumento da velocidade operacional

O trabalho humano é fundamental para as indústrias, porém o aumento da vantagem competitiva e comercial com a concorrência que aposta em novas tecnologias faz com que toda corporação traga novos recursos para seu dia a dia.

A partir da utilização de robótica com o intuito de automação industrial, é possível aumentar a velocidade operacional trabalhando com modelos de braço robótico e outros robôs que tornam a linha manufaturada mais ágil e rápida.

●     Maior segurança na produção

Os braços robóticos atuam com precisão em suas tarefas, cumprindo comandos automáticos para realizar suas atividades sem que haja desgaste, falha, erro ou problemas com o produto em desenvolvimento e os demais equipamentos industriais envolvidos no processo.

Dessa forma, não só a robótica de automação industrial torna o trabalho manual mais preciso, como também reforça padrões de segurança e permite que os funcionários da indústria estejam protegidos ao atuarem em um ambiente com menores margens de risco.

●     Repetição de comandos

Grande parte dos protótipos e equipamentos fornecidos pela robótica para as indústrias são operados a partir de comandos que ficam registrados, permitindo assim sua repetição de maneira constante para que esses itens realizem suas tarefas diariamente.

Um braço robótico destinado à linhas de produção manual sabe exatamente quais instruções seguir para cumprir suas tarefas, tal qual outros robôs industriais também aplicam seus comandos e atuam com agilidade, velocidade e precisão em suas linhas operacionais.

Garanta o melhor para seu negócio e invista em robótica industrial! Visite o site da CIM Automação e conheça nossos produtos na linha exclusiva de automação industrial!

    Procurando Automação Industrial para sua empresa? Entre agora em contato conosco: