Entenda a necessidade de um controlador lógico programável (CLP)

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×

O Controlador Lógico Programável (CLP) está entre os principais dispositivos de automação industrial das frentes de produção e linhas operacionais, sendo comumente associado a uma série de processos que são fundamentais para as indústrias.

A presença de um CLP no sistema de automação industrial garante incríveis resultados para os setores produtivos que precisam executar tarefas de maneira otimizada, muitas vezes através do acionamento de comandos automáticos.

Dessa forma, os controladores são configurados para armazenarem comandos e executarem suas funções por meio de memória programável. Assim, sempre que necessário, os comandos são acionados para manter as linhas de operações executando suas tarefas continuamente.

Sem os controladores para assumir a dianteira nas operações centrais da indústria, uma corporação corre o risco de dificultar sua rotina ao tornar seu cotidiano produtivo mais lento, desorganizado, escasso, suscetível a erros operacionais e falhas de segurança, bem como perde em relação à vantagem comercial e competitiva diante da concorrência.

Quer saber mais sobre CLP e entender a necessidade desse dispositivo para vários setores da sua indústria? Dê uma olhada nos tópicos que destacamos logo a seguir:

●     Execução de comandos automáticos

Para que uma indústria obtenha maior vantagem competitiva é preciso que ela adquira um nível de produtividade volumoso e avançado, sem abrir mão de padrões de qualidade e sem perder sua capacidade de produção a longo prazo para manter os resultados e se consolidar.

Os controladores lógicos programáveis são os dispositivos mais indicados para colaborar com esse crescimento industrial, uma vez que configuram comandos automáticos para equipamentos, máquinas e processos industriais e os mantêm gravados na memória programável para que possam ser executados automaticamente quando preciso.

●     Controle de processos

Mesmo um dispositivo de uma marca renomada e mundialmente conhecida como o CLP Mitsubishi não abandona uma das características mais vantajosas de controladores: a configuração simplificada, rápida e segura.

Basta registrar comandos automáticos na memória do controlador e implementá-lo à indústria para executar tarefas e controlar processos operacionais com precisão e otimização.

●     Monitoramento das linhas operacionais

A tecnologia de ponta presente em modelos de CLP Mitsubishi e outras fabricantes reconhecidas no mercado também auxilia no monitoramento de linhas operacionais.

Para que os profissionais jamais percam o controle das tarefas e setores administrativos, o controlador lógico programável permite o monitoramento online de seus comandos e os resultados que são obtidos por meio da aplicação dos mesmos.

●     Otimização de recursos

O uso de recursos em tarefas industriais muitas vezes ocorre de maneira excessiva e desnecessária, gerando mais gastos e desperdícios.

Ao otimizar e padronizar os processos operacionais, é possível reduzir custos ao trabalhar apenas com os recursos que são necessários para cada setor.

●     Segurança industrial

Os principais controladores do mercado são certificados para operarem sob rigorosos padrões de segurança, como no caso do CLP Mitsubishi.

Essa preocupação também reflete na implementação de controladores ao dia a dia industrial, uma vez que as máquinas assumem total controle das tarefas para executá-las sem expor profissionais e outros equipamentos à falhas, erros de configuração e riscos.

Não vá embora antes de conhecer o catálogo de produtos da CIM Automação! Visite nossa loja virtual e invista em tecnologia de ponta através dos nossos modelos de CLP! Esperamos por você!

    Procurando Automação Industrial para sua empresa? Entre agora em contato conosco: