8 benefícios e vantagens dos sistemas flexíveis de produção

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×

O sistema de produção e distribuição em massa desenvolvido por Ford teve sucesso até 1970. A partir de então, ele começou a declinar porque não oferecia mais os melhores resultados.

Muitos motivos ajudaram para o declínio do sistema fordista, principalmente o capitalismo que, nessa época, assumiu perspectivas novas e desenvolveu configurações inovadoras no modelo de produção e no modelo econômico.

A partir do surgimento do Toyotismo (1950), um novo sistema de produção mais flexível começou a tomar o lugar do sistema de Ford.

Neste artigo, vamos analisar alguns benefícios e vantagens dos sistemas flexíveis de produção. Veja como eles podem ser valiosos para qualquer empresa!

O que é um sistema flexível de produção?

Para começar, vamos começar explicando o que são os sistemas flexíveis de produção. São sistemas que, a exemplo do Toyotismo, não contam com linhas de montagem estáticas — ao contrário, apresentam flexibilidade e, assim, podem ser alteradas continuamente de acordo com os interesses da ocasião.

Os sistemas flexíveis de produção também são chamados de sistemas flexíveis de manufatura (SFM). Estão muito associados ao conceito de Manufatura Enxuta.

Os SFM foram representados pelo modelo promovido pela Toyota, logo depois da Segunda Grande Guerra, no Japão. Foram desenvolvidos para se ajustar ao cenário daquele país, cujo mercado era bem menor que o mercado europeu e o americano.

Quais são as principais características da flexibilização da produção?

Os sistemas flexíveis de produção se destacam por uma forma de produção com elevados níveis de automação, com potencial para se ajustar a situações diferentes, conforme as mudanças nos processos industriais.

São sistemas que ajudam a promover diferenciação relevante de itens a partir de um software, oferecendo vantagens para as empresas.

Vale falar no sistema Just in Time, o qual propõe produzir apenas o necessário, conforme as necessidades do mercado. Os estoques maiores (habituais no período fordista) dão lugar à produção sob demanda. Enfim, a compra só é feita quando o item chega ao ponto de pedido, ao estoque mínimo.

Dessa forma, os processos são otimizados, pois eles se tornam mais simples e também mais enxutos. Assim, os gastos são reduzidos, já que a gestão dos estoques fica facilitada. Existe ainda a possibilidade de mudar de forma rápida se as demandas do mercado também mudarem.

O Just In Time consiste em um pilar do Lean Manufacturing (Manutenção Enxuta). Ele prevê exatamente a diminuição dos desperdícios e o uso otimizado dos recursos dentro da empresa.

A aplicação da tecnologia ajuda a desenvolver a produção flexível. Na aplicação do Just In Time, há softwares de avaliação preditiva que realizam previsão de demanda.

É bem mais fácil fazer mudanças na linha de produção quando o processo está organizado e integrado em canais digitais.

 As ferramentas tecnológicas ajudam também a agilizar a comunicação com os colaboradores, fomentando os sistemas flexíveis de produção. Podemos resumir as características dos SFM em:

  •         os sistemas flexíveis foram impulsionados pelas ideias neoliberais que se consolidavam em todo o mundo;
  •         não há muitos insumos armazenados em estoques;
  •         qualificação e multifuncionalidade dos funcionários, que recebem treinamento para trabalhar nas diferentes etapas do ciclo de produção;
  •         planejamento minucioso, com projetos e cronogramas bem delineados;
  •         uso do controle visual para monitoramento e controle de todas as fases de produção (metodologia Kanban);
  •         controle total de qualidade (todos os estágios de produção se submetem a um sistema rigoroso de controle de qualidade);
  •         Just In Time como método que ajuda a reduzir desperdícios, já que os itens são produzidos no período necessário, na quantidade necessária para suprir a demanda do público;
  •         desenvolvimento de pesquisa de mercado para ajustar os itens produzidos ao que o público consumidor exige.

Para encerrar as características dos sistemas flexíveis de produção, vamos registrar a filosofia defendida pelo Toyotismo: “completa eliminação de todos os desperdícios”.

Qual é o objetivo da produção flexível?

A finalidade dos sistemas flexíveis de produção é atingir as necessidades do público. A partir deles, tornou-se possível reduzir estoques de matérias-primas e outros insumos utilizados nas indústrias.

Além disso, é importante manter a equipe a par de cada etapa do ciclo de produção. Consequentemente, os colaboradores têm uma atividade mais dinâmica, menos repetitiva. Eles se tornam assim mais qualificados para o desempenho de diferentes atividades.

Quais são as vantagens do regime flexível de produção?

A vantagem principal de um sistema flexível de produção reside em seu potencial de tornar os processos industriais mais eficientes.

Mesmo com adaptações e alterações nos processos, implantar sistemas flexíveis de produção ajuda na adaptação de equipamentos e mantém a velocidade e o fluxo de produção, evitando que as entregas fiquem atrasadas.

Os prazos de produção mais velozes, a empresa consegue atender a um número mais de demandas, atendendo a uma maior quantidade de clientes, sem esquecer os níveis de satisfação e a qualidade.

Quando as máquinas são configuradas manualmente, cada produto é criado de forma isolada, o que envolve restrições e tende a protelar os resultados.

Quando as operações são desenvolvidas por um sistema automatizado e flexível, uma tecnologia avançada se responsabiliza pela programação de qualquer máquina, permitindo sua reprodução, controle e monitoramento. Vamos resumir algumas vantagens do sistema flexível de manufatura:

  1.       produção ajustada à demanda, o que diminui os desperdícios;
  2.       necessidade menor de mão de obra por causa da tecnologia aplicada (automação, inclusive usando robôs industriais);
  3.       mão de obra qualificada;
  4.       produtos de melhor qualidade;
  5.       mais agilidade no ciclo de produção e, consequentemente, mais produtividade;
  6.       prazo de entrega mais curtos;
  7.       trabalho mais dinâmico, menos repetitivo, para a equipe;
  8.       clientes mais satisfeitos com os resultados.

Agora você já sabe o que são os sistemas flexíveis de produção. Sabe como eles podem beneficiar seu negócio. É importante, dessa maneira, adotá-los a fim de otimizar seus processos e melhorar seus lucros. Se sua empresa ainda utiliza o sistema fordista de produção, é hora de inovar.

O que achou do conteúdo? Investir em conhecimento é fundamental para o empreendedor que deseja crescer e se manter sempre competitivo. Você pode adquirir mais conhecimento fazendo cursos na área em que atua e consumindo conteúdo informativo, como o que nós oferecemos. Para acessar as nossas publicações com regularidade, é muito fácil: basta você assinar a nossa newsletter.

    Procurando Automação Industrial para sua empresa? Entre agora em contato conosco: