O que faz um Relé de interface no sistema de automação industrial?

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×

As operações realizadas na indústria como conhecemos hoje em dia atravessaram inúmeros processos e avanços tecnológicos para chegarem onde estão, transformando-se e aprimorando seus sistemas para produzir mais e enfrentar menos burocracias.

Pensando nesse cenário, é seguro dizer que é impossível uma indústria operar no mercado moderno sem contar com um sistema de automação, encarregado de garantir que as linhas administrativas e operacionais sejam executadas com agilidade, constância e segurança.

Sendo assim, é fundamental planejar e desenvolver um sistema de automação industrial que engloba todos os aspectos, equipamentos e setores existentes dentro de uma indústria e mantém seu pleno funcionamento, à máxima potência para um ótimo desempenho operacional.

Existem vários recursos tecnológicos e dispositivos no mercado que são selecionados para compor um projeto de automação do ambiente industrial. Identificar quais tecnologias são as mais viáveis para seu negócio é o primeiro passo para ter um sistema otimizado, operando ao lado do maquinário industrial que realiza suas tarefas.

Se você está desenvolvendo seu sistema de automação ou deseja renovar seus processos internos para obter melhores resultados, é hora de se informar sobre os dispositivos que devem fazer parte do projeto de automação, como o relé de interface!

●     Relé de Interface

O relé de interface é um interruptor eletromecânico que funciona de maneira semelhante a um contator, marcando presença dentro de processos da indústria no que diz respeito ao acionamento de cargas elétricas nas entradas e saídas de equipamentos e máquinas.

Levando em consideração a enorme quantidade de processos realizados na indústria que exigem o uso de cargas elétricas e os meios de funcionamento do maquinário industrial, muitas vezes se baseando no uso de impulsos elétricos através de circuitos eletrônicos, o relé é um dispositivo que se faz necessário para oferecer maior segurança para esses itens durante a realização de tarefas.

Na prática, a inclusão do relé de interface em um sistema de automação industrial serve para proteger os equipamentos eletromecânicos durante sua utilização, bem como assegurar a proteção do ambiente industrial e dos profissionais que atuam no local.

O relé pode estar presente na indústria acoplado a uma placa de circuito próxima aos equipamentos que dependem de seus comandos, mas também pode ser instalado individualmente. O resultado final é o mesmo em ambos os casos: acionamento e controle de cargas elétricas.

Isso porque, assim como mencionamos anteriormente, os relés agem como contatores. Portanto, eles são utilizados quando é preciso acionar ou interromper a transmissão de cargas elétricas para o maquinário industrial sempre que for necessário.

A presença do relé de interface no sistema de automação industrial que rege sua indústria faz toda a diferença para que seus processos sejam executados com segurança, sem correr grandes riscos de pane, incidentes de trabalho e descontrole na transmissão de carga elétrica, garantindo assim a otimização dos setores operacionais.

Quer otimizar as operações da sua indústria contando com dispositivos tecnológicos de ponta? Venha para a CIM Automação! Confira nosso catálogo de produtos no site, incluindo relé de interface para aprimorar a segurança dos seus equipamentos no ambiente industrial!

    Procurando Automação Industrial para sua empresa? Entre agora em contato conosco: