O mercado que sempre está em alta é o da automação industrial. Se antes alguns conceitos faziam parte de um futuro distante, hoje isso já é uma realidade. Segundo um dos sites que mais se fala de automação industrial, as novas tecnologias serão capazes inclusive de mudar o rumo das profissões. Levando em conta informações obtidas no Fórum Econômico Mundial, o texto destaca profissões que usam como base tarefas repetitivas e fáceis de replicar e as aponta como fadadas a desaparecer. Alguns exemplos são: motoristas, operadores de caixa, contadores, operadores industriais etc.
Mesmo esse assunto sendo muito polêmico, a questão é delicada, pois essa profissões darão espaço para que esses profissionais se alinhem a outras tecnologias. Assim, valorizar tarefas que exijam criatividade e desenvolvimento de inovação tornou-se ainda mais importante. Por isso, uma dica que pode ser fundamental desde já é observar dentro da sua empresa quais tarefas podem ser substituídas por máquinas em um futuro próximo. Assim, como gestor, é possível desenvolver desde já os talentos que há dentro da organização para tarefas mais intelectuais e menos operacionais. ste motivo por si só, já é um grande responsável por fazer com que a automação industrial seja cada vez mais popular em todo o mundo, sendo utilizada por diferentes tipos de empresas. Existem vários estilos de sistemas de automação industrial a fim de atender diferentes exigências e demandas de mercado.
Os robôs colaborativos estão super em alta. O próximo passo será a redução dos custos das máquinas e a geração de uma nova onda de produtividade. Segundo uma pesquisa realizada pelo The Boston Consulting Group, eles estão cada vez mais inteligentes, e ganham o dia a dia das pessoas aos poucos. Apesar de já bastante utilizados em outros setores, é dentro de casa que eles ganham destaque “Desde 2012, 40% das novas empresas de robótica estão no setor de consumo, superando os setores militar, comercial e industrial.”.