No domínio das indústrias, ou em qualquer outro lugar que demande produção de algum bem, os benefícios da automação industrial são surpreendentes e podem ser considerados ilimitados. Isto se deve ao fato de quando se automatiza um processo, é possível aumentar significativamente o seu desempenho dentro da produção. É por isso que a ideia de que os avanços da automação industrial irão gerar impacto da tecnologia na redução de postos de trabalho.
Não é difícil encontrar listas de ocupações a serem extintas, em que profissionais de diferentes áreas são retratados como agentes possivelmente substituídos pelos robôs em curto prazo. Mas como falamos na semana passada, isso dará espaço para que outras funções importantes surjam no mercado. Para a Mitsubishi Electric, o cenário projetado para o futuro é bem diferente. A companhia defende que o avanço da tecnologia vai criar cada vez mais oportunidades para pessoas e que, para aproveitá-las, é necessário investir em capacitação.
Há cada vez mais espaço, especialmente em países em desenvolvimento como o Brasil, para as profissões relacionadas à automação industrial, como técnicos, engenheiros, projetistas, desenvolvedores, programadores, entre outras. Ainda somos um país que está começando a visualizar o potencial da tecnologia dentro da operação, mas temos enorme potencial a ser explorado. Para isso, é vital a contribuição de profissionais cada vez mais qualificados dentro do nosso mercado de trabalho.
Por conta disso, nós apontamos que é preciso sim investir na automação industrial de curto a longo prazo para que sua empresa ingresse de vez no mercado competitivo. A Automação industrial é um sistema dinâmico, capaz de controlar e prover automaticamente qualquer tipo de produção em indústrias, utilizando um sistema de computador de inteligência artificial. Não há como competir com isso!