Infelizmente, morar em prédio não é estar seguro o tempo todo. Hoje em dia, os ladrões se acercam de artimanhas para roubar o que quiserem por aí. Existem quadrilhas especializadas em entrar em condomínios e assaltar apartamentos. Diante disso, todo recurso que for usado para proteger seu prédio é bem vindo.
É por essas e outras que falamos de automação predial na hora de falarmos de segurança. A Automação predial tem a finalidade de minimizar a intervenção do homem nas rotinas da vida contemporânea, tornando suas atividades no lar mais práticas, seguras e confortáveis, sem deixar de lado o aspecto pessoal e familiar necessário a um agradável ambiente. Entre estas rotinas encontra-se, por exemplo, a operação de sistemas como segurança, iluminação, controle térmico e entretenimento.
A moderna tecnologia da informação desempenha papel fundamental na inteligência do edifício. Os edifícios modernos, ditos inteligentes, são dotados de um conjunto integrado de ferramentas, equipamentos computacionais, softwares, controladoras e instrumentos. Que formam os sistemas de automação predial.
Confira algumas dicas de segurança:
- Porteiros e vigilantes devem conhecer todos os moradores
- O porteiro não deve dormir ou distrair-se durante o expediente
- O porteiro não pode transmitir informações sobre os moradores
- Os prestadores de serviço só serão autorizados mediante identificação de documento e crachá, cujos dados deverão ser anotados
- Ao atender visitantes, entregadores de encomendas ou prestadores de serviço, o porteiro deve manter os portões fechados e as pessoas do lado de fora. O portão somente deve ser aberto após a autorização do morador
- O porteiro não deve ficar na calçada com as chaves da portaria no bolso
- Parece óbvio, mas os moradores devem manter a porta do apartamento fechada
- O morador deve informar ao zelador sobre grandes períodos de afastamento (férias, por exemplo)
- Os entregadores não devem subir aos apartamentos
- O porteiro deve verificar se não há pessoas suspeitas com os visitantes autorizados