Você precisa de bons motivos para automatizar? Nós selecionamos alguns:
Aumento de produtividade
Por meio da automação, vários trabalhos manuais passam a ser feitos com o uso de máquinas. Além de atuarem por conta própria, com maior exatidão e rapidez, um equipamento tem capacidade de trabalhar por longo tempo, mas é preciso ter um certo cuidado com a manutenção.
Otimização de qualidade do produto final
Imagine um colaborador em uma linha de produção realizando por horas um trabalho repetidamente. É certo que ele se cansará e a sua produtividade cairá. As máquinas não cansam, já que elas são capazes de atuar 24h por dia sem ter preocupação com vida pessoal ou ficar doente, por exemplo. Dessa forma, uma vez ajustada e programada, ela manterá uma boa qualidade por muito tempo de produção.
Diminuição de custos
A diminuição de custos se deve notadamente ao menor desperdício de produtos e a reduzida quantidade de mão de obra para produzir. As ferramentas tecnológicas necessitam somente de revisões periódicas e energia para o seu funcionamento.
Além disso, o gasto com elas já está determinado por um certo valor e o seu custo-benefício promovido pelo volume produzido e pela velocidade de fabricação auxilia na redução dos custos por mercadoria.
Segurança aos empregados
Com a automação industrial, torna-se possível monitorar 24h por dia, 7 dias por semana, qualquer meio industrial. Os sistemas de alerta sonoros, luminosos e sensoriais permitem observar e avisar qualquer possibilidade de irregularidade. Isso pode ser realizado desde falhas na produção até alertas de perigo aos colaboradores, reduzindo, assim, riscos e fatalidades.
Deste modo, é praticamente impossível não considerar quais são as vantagens desta automação robótica no seu estado atual. No princípio da automação robótica, a presença de robôs era somente destinada para as linhas de produção. Mas, isso mudou consideravelmente nos últimos anos. Conforme o The New York Times, você pode encontrar essas máquinas em todos os segmentos da economia.
Deste modo, você pode testemunhar a influência da automação robótica no segmento de distribuição, usando os robôs para carregar, organizar e registrar os seus estoques, algo que pode ser executado com muito mais velocidade e eficácia do que uma simples pessoa teria capacidade.