O primeiro passo para saber onde, quando e como proceder em relação à automação na sua empresa é detectar os problemas que são constantes, como por exemplo:
- Alto valor pago nas contas de energia
- Manutenção de equipamentos por uso indevido
- Desperdício de energia elétrica
- Estrago de materiais que são importantes no trabalho
Enfim, as razões e a origem dos problemas podem ser variadas e quando detectadas com precisão ajudam na hora de fazer um planejamento e saber o que de fato é preciso modificar na sua empresa.
É necessário entender os motivos que trouxeram sua empresa até aquele ponto e como as coisas funcionavam anteriormente, só assim será possível identificar o que mudou com o tempo e o que precisa ainda ser melhorado a partir de agora.
Após essa análise realizada com cautela sobre os problemas que se tornaram constantes, é preciso fazer um planejamento com as possíveis soluções, seja a curto, médio e longo prazo.
Para isso, ao detectar a origem do problema é fundamental estabelecer um roteiro de causa e consequência para saber o que pode ser feito para reverter a situação. Por exemplo, se o seu maior problema é o consumo elevado e o desperdício de energia elétrica é necessário identificar em qual equipamento isso acontece ou em quais setores da sua empresa ocorre esse problema.
Feito isso, é hora de buscar medidas para solucionar a questão (curto prazo) e também para evitar que novos problemas decorrentes disso (longo prazo) surjam.