O mundo não para um minuto se quer, pensando nisso, o cenário atual nas industrias também não é muito diferente. Otimizar processos faz parte de um grande cenário, sendo assim, a automação industrial é algo que precisa ser falado com precisão. Para quem não sabe, ela consiste em um conjunto de métodos que envolvem a inserção de equipamentos físicos (hardware) e programas destinados ao controle desses equipamentos (software). Ou seja, a correta aplicação destas tecnologias dentro do ambiente industrial possui algumas vantagens competitivas essenciais para o cada vez mais exigente mercado globalizado.
Focando em atender mais demandas, a automação industrial foca na produção em massa, trazendo mais força para as linhas de produção. A substituição da mão-de-obra humana por robôs torna a produção mais rápida e eficiente, havendo assim menos desperdício de insumos além de ser possível programar o fluxo de produção de acordo com a demanda do momento. Mesmo tendo um custo para implementar programas e equipamentos, é importante que haja esse investimento na empresa que busque resultados. Com o dinheiro investido em mãos, será possível notar como os custos de produção tiveram diminuição. Isso se dá pelo fato de um robô executar a tarefa que vários empregados executam e levam muito mais tempo para realizá-la. Além disso, a questão de burocracia com funcionários, custos tributários e empregados acidentados não será uma preocupação para o empresário.
Desta forma, com a correta inserção da automação industrial na linha de produção é possível manter um padrão bem definido no processo de fabricação, isso assegura a qualidade do produto final e a diminuição dos riscos de acidente com os trabalhadores, uma vez que as tarefas mais complexas serão executadas por máquinas previamente configuradas.