As ferramentas da Indústria 4.0 vieram para otimizar as etapas do processo produtivo, desde a cadeia de suprimentos até o transporte ao cliente final.
Gestores e empresários que ainda não inseriram a Indústria 4.0 na sua produção, administração de recursos e controle estão, definitivamente, deixando escapar vantagens competitivas fundamentais.
A competição entre empresas nacionais tornou-se globalizada com o surgimento da internet e seus desdobramentos. Isso quer dizer que uma pequena loja no interior de São Paulo pode montar um e-commerce bilíngue que entrega nos EUA, por exemplo.
A automação e a tecnologia vieram para agregar valor a produção, diminuir custos, otimizar tempo e pessoal. Além, é claro, de aumentar os rendimentos. Mas, como você percebeu esse pacote de vantagens tem seu ônus: Alta Competitividade!
Mais quais são os benefícios?
- Crescimento da produtividade por intermédio da otimização e automação.
- Integração; os produtos tornam-se conectados através de uma rede digital, como aconteceu com a televisão, carro, geladeira, celular, relógio e outros. A Digitalização dos produtos em um ecossistema interconectado é uma realidade presente nos dias de hoje.
- A coleta de dados realizada de maneira automática pelos novos sistemas presentes em diversos produtos é usada como base de análise para desenvolver os novos produtos, que já vem com inovações e soluções na medida certa para seu público. Hoje todos esses produtos conectados geram dados sobre seus usos, o que possibilita um estudo dinâmico e eficaz dos hábitos e comportamentos da sociedade. Os dados gerados sobre o modo como se dirige um carro, assiste televisão, se exercita e até como se dorme, moldam produtos que ainda serão desenvolvidos em cada um desses segmentos.