O avanço tecnológico mudou o cenário de diversas empresas, setores e formas de consumo, seja individual ou em massa.
No campo industrial isso não foi diferente, muito pelo contrário: milhares de indústrias foram beneficiadas com aparelhos, dispositivos e ferramentas de alta tecnologia, combinando informação, comunicação e automação de primeira geração que invadem espaços que antes era dominado somente por humanos.
Robôs industriais são máquinas que desempenham tarefas que necessitam de esforços repetitivos, precisão, resistência, rapidez e força. Ele pode mover ferramentas, dispositivos especiais, peças e outros itens. Optar por um robô industrial aumenta a produtividade e reduz os custos da empresa.
Além dos robôs industriais tradicionais, existem também os robôs colaborativos, aqueles que trabalham em parceria com os humanos, o que traz mais conforto e segurança para os funcionários.
Afinal, nada mais enfadonho e cansativo do que fazer gestos repetitivos como encaixar uma peça no mesmo lugar. Então, por que não deixar um robô fazer esta tarefa, enquanto o funcionário fica responsável por gerenciar o trabalho ou assumir outra atividade com maior valor agregado?
Robô não servo
Usado, principalmente, para carga e descarga. Este robô industrial costuma pegar um objeto, transportar e colocar em outro lugar.
Robô servo
Este é mais flexível e possui maior movimento. Ele possui apêndices robóticos que funcionam como os braços e as mãos de um robô e por isso desempenha funções variadas.
Robô programável
Este robô industrial armazena comandos em um banco de dados, o que significa que pode repetir uma tarefa num pré-determinado número de vezes.
Robô programável por computador
Estes robôs industriais, como o próprio nome diz, podem ser controlados remotamente através de um computador.