Muito importantes aonde são aplicadas, uma fonte chaveada consegue controlar a tensão de uma carga abrindo e fechando um circuito comutador, de forma que consiga manter o tempo de abertura e fechamento pela tensão que deseja. Essa fontes são bem leves e fornecem correntes elevadas, possuindo um custo bem baixo.
Resumindo, ela possui um circuito integrado usado para que ela regule a tensão de saída de forma a atender as demandas de todo o sistema. Existem diversas versões da fonte chaveada, até para o uso de computadores e video games. De modo geral, a base do funcionamento é o fato de que os transformadores que operam com frequências maiores necessitam de núcleos menores e menos voltas nos enrolamentos para atingir a mesma eficiência.
Dentro de uma fonte chaveada, existem diversos circuitos embutidos faz com que as fontes chaveadas sejam menores e permite que elas dissipem potências maiores (o que significa que ela pode ser usada para sistemas que exijam mais energia para funcionar). Como dissipa mais energia, esse tipo de fonte costuma produzir calor (como a fonte do seu notebook) e, em alguns casos, ruídos sonoros. Este tipo de fonte costuma produzir calor e, em alguns casos, ruídos sonoros. Vale ressaltar que fontes chaveadas não são capazes de criar tensões maiores que a necessária e apenas pequenas quantidades de energia são dissipadas. As fontes chaveadas trazem benefícios para sua empresa sendo assim a utilização é inevitável para quem quer ter rendimento satisfatório ao fechar o fluxo de caixa mensal.Como elas são mais complexas, normalmente, se algum componente interno sofrer dano, há uma grande chance de que você tenha que descartar a fonte toda e comprar uma nova, mais isso depende de fonte para fonte.
Aqui na CIM Automação, você consegue obter diferentes modelos de fontes chaveadas, entre em contato com a gente!