Para que serve um servo motor?

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×

O Servo motor é uma máquina eletromecânica de movimento proporcional ao comando dado através de um sinal de controle. Ou seja, trata-se de um equipamento que recebe um sinal de controle e direciona-se à posição pretendida com velocidade monitorada.

O eixo do Servo motor se move em 180° graus, sendo que alguns modelos do equipamento também podem apresentar movimentação de 360° graus. Um contraste em relação aos motores que giram indefinidamente, os servo motores são precisos quanto à sua posição.

Tendo em vista que o Servo motor é um atuador eletromecânico utilizado para posicionar e manter um objeto em uma determinada posição, o equipamento é tido como uma das principais soluções para processos industriais.

Contando com uma ampla área de atuação na indústria, o Servo motor é muito utilizado nos segmentos aeroespacial, de Robótica industrial, na indústria agrícola, na área de automação industrial, no setor automotivo, de bebidas, calçados e curtumes, corte e conformação.

Também podemos encontrar modelos de Servo motor na área de eletrônica, embalagem, processamento de alimentos, gráfico, máquinas operatrizes, medicina e saúde, metalomecânica, moveleiro, óleo e gás, pesquisa e acadêmico, fabricação de plástico, no ramo siderúrgico, na indústria têxtil e no maquinário da indústria em geral.

●    Funções

Devido às suas características, o Servo motor é um equipamento ideal para tarefas que exigem precisão entre 0º e 180° graus, chegando a 360° graus em alguns casos, sem força. Isso faz com que ele seja mais indicado para utilização em mecanismos de automação, como a Robótica industrial, do que o motor de passo, mais utilizado em áreas que requerem precisão e força.

Entre as funções do equipamento, podemos destacar que ele é muito utilizado no controle de precisão em projetos de automação industrial. Ele oferece controle preciso e sem força de torque, velocidade e posição para estes setores da indústria.

O Servo motor trabalha com servomecanismo, usando o feedback de posição para controlar a velocidade e a posição final do motor a partir de comandos externos controlados.

Em seu interior, os servo motores combinam um motor com um circuito de realimentação, um controlador e outros circuitos complementares. Dessa forma, usando um codificador ou sensor de velocidade que fornece o feedback de velocidade e posição, o equipamento alimenta um servo amplificador que eleva a tensão e o nível de potência do sinal de erro, girando o eixo do motor para a posição desejada.

●    Mas afinal de contas, como escolher um modelo de servo motor?

Existem diversos modelos de servo motores no mercado. Se você está em busca do modelo ideal, venha para a CIM Automação e conheça o servo motor Mitsubishi!

Um dos mais populares modelos do mercado, o servo motor da Mitsubishi é a escolha ideal para desenvolver projetos industriais de precisão, controle e automação.

Os diversos modelos de servo motor Mitsubishi comercializados pela CIM Automação são utilizados para aplicações de controle de movimento de torque, velocidade e posição, fazendo com que o equipamento seja considerado o melhor e mais completo do mercado!

O que você está esperando? Entre em contato com a CIM Automação e adquira seu servo motor Mitsubishi!

    Procurando Automação Industrial para sua empresa? Entre agora em contato conosco: