PCL ou CLP? O que são e qual sua importância na indústria?

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×

A automação industrial é um processo de otimização de tarefas e setores operacionais que consiste na aplicação de tecnologias e na utilização de ferramentas próprias para o serviço, sendo apontada como uma prática que deve permanecer por muitos anos no cenário industrial, descobrindo sempre novas formas de se atualizar e oferecer resultados.

Pensar em automação é pensar nas diversas siglas que estão diretamente associadas com o ambiente industrial. Não é surpresa que muitas das indústrias se percam em meio a tantos nomes curtos de equipamentos, ferramentas, tecnologias e sistemas de automação, porém é muito importante saber distinguir duas siglas em especial: PCL e CLP.

Você com certeza já ouviu falar em ambas as siglas e imaginou qual a relação delas com os processos de automação de indústrias, não é mesmo? E hoje nós viemos aqui para te mostrar o que elas significam e qual a importância dos PCL e CLP para o cenário industrial. Veja:

●     O que é um PCL?

PCL é o nome dado para um sistema de controle com configuração mínima, encarregado de reduzir o período de desenvolvimento de programas e softwares dentro do ambiente industrial.

O período de planejamento do PCL é reduzido considerável para oferecer excelentes resultados e economizar tempo, sem nunca deixar de oferecer um alto desempenho para alcançar soluções econômicas em vários setores da indústria.

De maneira geral, os modelos de PCL encontrados no mercado, como o PCL mitsubishi, servem para aprimorar os mecanismos internos de componentes, ferramentas e sistemas que estão presentes nos processos operacionais industriais, garantindo um sistema mais ágil, econômico, preciso e lucrativo que resulta na automação industrial e aumento de vantagem competitiva.

●     Quais são as características de um CLP?

CLP é a sigla dada para Controlador Lógico Programável, um dos modelos de controladores mais completos e utilizados pelas indústrias nos dias de hoje com intuito de otimizar suas operações e trazer mais resultados no mercado.

Apresentando uma estrutura semelhante a de um computador, dispositivos como o CLP mitsubishi se destacam no cenário industrial por apresentarem precisão e segurança no controle de máquinas e tarefas, comandando a execução de processos e monitorando os equipamentos e ferramentas da indústria com o intuito de gerar uma melhor performance.

Embora seu formato de computador faça com que o CLP pareça um equipamento frágil, ele na verdade apresenta alta resistência para estar presente no ambiente industrial, suportando temperaturas altas, ruídos e vibrações, além de apresentar uma interface bastante flexível para comandos e contar com uma memória RAM avançada para registrar sua configuração.

●     Por que é importante investir nesses dispositivos?

Os dispositivos provenientes de grandes fabricantes do mercado, vide os já citados modelos de PCL mitsubishi e CLP mitsubishi, oferecem um ótimo desempenho na execução de tarefas da indústria, sendo indispensáveis para garantir um controle adequado de todos os processos.

Invista em automação industrial e aumente seus resultados operacionais adquirindo PCL e CLP em uma loja especializada em tecnologia para indústrias! Conheça o site da CIM Automação e confira nosso catálogo de dispositivos, incluindo CLP Mitsubishi e PCL mitsubishi!

    Procurando Automação Industrial para sua empresa? Entre agora em contato conosco: