Tudo o que você precisa saber sobre robôs na industria

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×

A área de robótica industrial é um dos principais campos de estudo, desenvolvimento e aplicação de tecnologias na atual indústria. São diversas as formas de utilização dos conceitos, ferramentas e protótipos no cenário atual de transformação digital e automação, sendo possível destacar, principalmente, os sistemas robóticos para a manufatura.

A partir do uso de protótipos de robótica industrial, se tornou possível realizar tarefas industriais de alto nível com precisão, velocidade e capacidade de repetição de padrões em larga escala, mantendo o mesmo padrão de qualidade em todas as demandas, por meio de uma série de tecnologias, como o braço robótico.

Robôs industriais quando aplicados ao cenário atual têm como principal objetivo executar tarefas conforme a programação lhes dada, podendo também ser reprogramados visto que são multifuncionais. Por conta disso, sua utilização passou a ser tão valorizada na indústria.

Caracterizam-se como principais formas de aplicação dos robôs industriais tarefas como: montagem, fundição, pintura, soldagem, movimentação de cargas, inspeção de produtos, realização de testes, reconhecimento de imagem, entre outras.

Os robôs industriais estão cada vez mais presentes em linhas de produção, montagem, gerenciamento de tarefas e demais setores que compõe a indústria como a conhecemos, auxiliando profissionais humanos, responsáveis por operar os protótipos.

Quer saber mais sobre os robôs industriais? Venha conosco e confira abaixo um pouco sobre cada função dos diferentes modelos de robôs utilizados em tarefas na indústria:

●    Robô não servo

O robô não servo é um protótipo usado em tarefas de carga e descarga. Operado por profissionais humanos, sua principal forma de aplicação consiste na movimentação de cargas dentro da indústria.

Desenvolvido para sustentar diferentes tipos de carga, esse tipo de robô industrial é capaz de pegar um objeto, transportar e colocar em outro lugar sem que ocorra qualquer dano à carga.

●    Robô servo

Comparado ao protótipo citado acima, o robô servo é mais flexível e oferecer maior capacidade de movimentação durante a execução das tarefas industriais.

O robô servo conta com apêndices robóticos que funcionam como se fossem braços e mãos, permitindo a execução com precisão de funções variadas em diferentes setores da indústria.

●    Robô programável

O robô programável registra comandos em um banco de dados próprio, memorizando as orientações que lhe foram dadas por um programador.

Na prática, é a memorização desses comandos que lhe permite executar e repetir uma tarefa conforme o número de vezes pré-determinado sem abandonar o padrão de qualidade desejado.

●    Robô programável por computador

Os robôs programáveis por computador são semelhantes aos robôs citados anteriormente, contudo, como o próprio nome indica, eles podem ser controlados de maneira remota através de um computador.

A opção de controle remoto das funções do robô programável permite que os protótipos sejam reconfigurados conforme necessário, atendendo às demandas do local.

Os robôs industriais são ótimos exemplos de ferramentas desenvolvidas com foco na implementação de tecnologias para desenvolvimento do cenário industrial. Investir em robótica industrial garante maior vantagem competitiva e melhor controle das operações.

O que você está esperando? Venha para a CIM Automação e confira nossos modelos de braço robótico! Implemente tecnologia de automação em sua indústria!

    Procurando Automação Industrial para sua empresa? Entre agora em contato conosco: