Automatizar os processos é uma tendência na sociedade moderna e também é uma necessidade para a empresa que almeja se manter competitiva.
Em um mundo em que as tecnologias são uma das bases da economia, a empresa que não se atualizar perde espaço.
Alguns conceitos ainda não são bem compreendidos por muitas pessoas. É importante que fiquem bem esclarecidos para o empreendedor, pois facilitará a tomada de decisões em relação a certos assuntos.
Vamos falar, em nosso artigo, sobre automação mecânica. Leia até o final e veja o que é automação mecânica, a diferença entre mecânica e automação, os benefícios da automação mecânica e outros pontos relevantes sobre o assunto!
O que é automação mecânica e como funciona?
Vamos começar explicando o que é automação mecânica. Como o nome diz, a automação mecânica é um sistema que utiliza técnicas mecânicas com a finalidade de deixar os diferentes processos de produção mais dinâmicos e otimizados.
A automação mecânica usa sensores, sistemas mecânicos e sistemas de computação (softwares), na linha de produção e montagem, sendo monitorada por pessoas qualificadas para realizar esse controle.
Qual é a diferença entre mecânica e automação?
É comum que as pessoas ainda confundam automação com mecânica e vice-versa. É importante diferenciar os dois conceitos.
Mecânica ou mecanização se refere ao emprego de máquinas para substituir ou reduzir o trabalho humano.
Automação é um conceito mais abrangente, que envolve um sistema inteligente na realização de trabalhos autônomos, com o mínimo de interferência humana.
Dessa forma, um bom sistema de automação envolve dispositivos mecânicos, elétricos, eletrônicos, hidráulicos e pneumáticos, os quais se responsabilizarão pelo sucesso do processo, assegurando a continuidade dele, efetivando acionamentos e, geralmente, interagindo com softwares.
Quais são as principais aplicações da automação mecânica?
A robótica é uma das principais aplicações da automação mecânica, pois os robôs são aliados importantes nos ganhos de eficiência e de produtividade.
Os robôs autônomos são importantes para desenvolver atividades logísticas, incluindo o transporte de cargas.
Os robôs colaborativos são ótimas opções para trabalhos mais leves que precisam de interação com os funcionários.
O automatismo ajuda a diminuir os ciclos de produção, ter ganhos de segurança e de repetibilidade nas operações e processos realizados por máquinas.
Atuadores e sensores fazem parte da automação mecanizada. A automação com sensores é muito usada por indústrias no mundo todo, sendo a mais comum nas indústrias do Brasil.
Há também a automação sem sensores, que usa terminais e sistemas para aplicar controles de produção.
Mais que supervisórios e plataformas MES (Manufacturing Execution Systems), as indústrias costumam aplicar automação com sensores para identificar produtos, criação de linhas flexíveis e condições de operação.
Crescem também as indústrias que usam Big Data (para coletar e processar grandes quantidades de dados, geralmente oferecidos por IoT e regulados por computação edge) e Inteligência Artificial (para desenvolvimento de um sistema cada vez mais autônomo).
Quais são os benefícios da automação mecânica para as empresas?
As empresas e indústrias que usam automação mecânica usufruem de diferentes benefícios. Podemos destacar algumas das principais vantagens:
· aumento da produtividade: a partir de máquinas com maior autonomia, é possível produzir bens sem as limitações humanas que interferem nos índices de produtividade;
· redução de custos: a automação mecanizada ajuda a reduzir o desperdício de materiais, bem como requer menos mão de obra;
· melhoria de qualidade do produto final: conceitos como IA oferecem ao gestor dados confiáveis quanto à desgastes e à necessidade de substituir e consertar peças e equipamentos;
· segurança operacional: monitoramento 24 horas por dia durante os sete dias da semana permite controlar temperatura, velocidade, posicionamento, pressão e outros itens, o que garante mais segurança para as máquinas e para os colaboradores;
· competitividade: produção continuada, sem interrupções nem atrasos, com parâmetros controlados, gera lucros maiores, um dos principais fatores que deixam a empresa mais competitiva no mercado moderno;
· capacidade de monitoramento, controle e auxílio na tomada de decisão: a automação mecânica permite análises mais confiáveis dos processos que ocorrem no ciclo de produção e, consequentemente, conduz a decisões mais certas e rápidas.
Quais são os desafios na implementação da automação mecânica e como superá-los?
Apesar das vantagens que a automação mecânica oferece, há muitos desafios a enfrentar também. Vamos considerar brevemente 8 principais desafios que a automação mecanizada enfrenta atualmente:
1. formação técnica de profissionais e educação da sociedade em relação ao desenvolvimento tecnológico oferecido pela automação mecânica;
2. segurança e confiabilidade em sistemas críticos, que podem envolver acidentes com pessoas e com o meio ambiente;
3. otimização de informações com a finalidade de oferecer uma interface adequada entre o homem e a máquina;
4. reconhecimento de padrões, que é fundamental no sistema de automação;
5. identificação de falhas nos sistemas;
6. comunicação segura entre dispositivos heterogêneos;
7. gestão de informações em tempo real;
8. impactos sociais e ambientais resultantes da automação mecânica.
Quais são as tendências futuras da automação mecânica e seu impacto na indústria?
Para encerrar nosso post, vamos elencar algumas das principais tendências da automação mecanizada, bem como os impactos na indústria:
· eficiência energética, que ajuda a reduzir os custos de energia, além de proteger o meio ambiente;
· reshoring, que ajuda a aumentar a resiliência na cadeia de suprimentos retomando os processos a nível nacional;
· robôs mais fáceis de usar;
· Inteligência Artificial e automação digital;
· segunda vida para robôs industriais, ou seja, reformas ou atualizações de unidades usadas, mesmo que já tenham encerrado sua vida útil (em média, de 30 anos).
A automação mecânica representa o presente e o futuro das indústrias e empresas. É importante investir em conhecimentos na área, principalmente de nível superior, como Engenharia Mecânica, Engenharia Mecatrônica e Engenharia de Automação.
Para complementar seus conhecimentos, conheça agora 4 principais tecnologias de automação industrial, que servem tanto para indústrias quanto para empresas!