Indústria 5.0: O que é, vantagens e como implementar

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×

As indústrias sempre existiram. Na mais remota antiguidade, os homens já se valiam de recursos para produzir bens em larga escala. Mas claro que eram indústrias com tecnologia escassa, bem diferentes dos modelos que temos atualmente.

O grande marco na história da indústria foi a Primeira Revolução Industrial. De lá para cá, o cenário sofreu muitas alterações. Hoje, o setor industrial passa por constantes melhorias e transformações, que ocorrem em prazos curtos.

Nesse contexto, estamos vivenciando o aparecimento da Indústria 5.0. Fique conosco e descubra as características da Indústria 5.0, como é a Indústria 5.0 no Brasil e outras informações que vão despertar seu interesse no assunto!

O que é a Indústria 5.0?

A Indústria 5.0 está relacionada ao processo de humanização dos ambientes industriais e corporativos que, desde a Indústria 4.0, tornaram-se mais e mais automatizados.  É uma nova revolução no setor industrial, procurando harmonizar desenvolvimento tecnológico com conhecimentos, habilidades e criatividade humanas. A Indústria 5.0 está condicionada a um conjunto de inovações tecnológicas, como:

·         Internet das Coisas (IoT);

·         Inteligência Artificial (IA);

·         robôs colaborativos (cobots);

·         biotecnologia;

·         manufatura aditiva;

·         inteligência dos negócios (business intelligence);

·         robótica avançada;

·         nanotecnologia;

·         edge computing;

·         aprendizado de máquina (machine learning);

·         computação quântica.

Uma breve recapitulação da Indústria 1.0 a 5.0

A Indústria 1.0, ou Primeira Revolução Industrial, começou no final do século XVIII (1789) e foi caracterizada pela mecanização por meio da introdução de máquinas a vapor e pelo desenvolvimento do setor têxtil, que levou à criação de fábricas e à urbanização.

A Indústria 2.0, a Segunda Revolução Industrial, ocorreu no final do século XIX e início do século XX, destacando-se pela eletrificação, pela produção em massa e pela introdução das linhas de montagem.

A Indústria 3.0, ou Terceira Revolução Industrial, iniciou-se na segunda metade do século XX, impulsionada pela automação, pelo uso de eletrônicos e pela informatização, permitindo a implantação de controles automáticos e sistemas computadorizados nas fábricas.

A Indústria 4.0, a Quarta Revolução Industrial, ocorreu no início do século XXI com a digitalização completa dos processos de manufatura, marcada pela integração de tecnologias como a Internet das Coisas (IoT), a Inteligência Artificial (IA) e os sistemas ciberfísicos.

Atualmente, estamos vivenciando a Indústria 5.0, a Quinta Revolução Industrial, que enfatiza a colaboração entre humanos e máquinas, visando maior precisão e segurança nas operações industriais. Essa nova fase promete uma abordagem mais centrada nos seres humanos, usando tecnologias avançadas, como realidade aumentada (AR), robôs colaborativos (cobots), impressão 3D e biotecnologia, para melhorar as capacidades humanas e estimular a criatividade.

Quais são as principais características da Indústria 5.0?

Vejamos agora o que caracteriza a Indústria 5.0 é a combinação entre robôs e seres humanos, com a finalidade de adicionar valor à produção, criando itens customizados, que supram as demandas específicas do consumidor. Confira as características principais da Indústria 5.0:

Quais são as vantagens da Indústria 5.0?

Vamos destacar algumas vantagens da Indústria 5.0. Uma indústria ou empresa que investe em ferramentas da Indústria 5.0 se beneficia de:

Maior otimização do trabalho

A parceria entre máquinas e seres humanos permite otimizar os processos.  Além de aperfeiçoar as operações, deixando-as mais eficazes, há uma tendência na redução dos custos e dos desperdícios/prejuízos.

Trabalho humanizado

Na Indústria 5.0, é muito importante priorizar a inteligência humana no ciclo de produção. Dessa forma, as pessoas podem revelar seu valor inestimável, acrescentando um toque humanizado a cada atividade.

Os funcionários devem desenvolver soft skills para crescerem no ambiente de trabalho, tornando-o mais competitivo.

Maior produtividade

A produtividade e a qualidade também se destacam como vantagens da nova indústria. Isso acontece por causa do nível de cooperação entre seres humanos, máquinas, sistemas e robôs.

Essa colaboração permite o aumento da rapidez e da eficiência no ciclo de produção. Também favorece o alcance de um nível mais elevado de qualidade dos produtos, sendo o maior foco a experiência e a satisfação do cliente.

Automatização

Ainda que as pessoas desenvolvam um papel decisivo na Indústria 5.0, isso não significa que as tecnologias desenvolvam um papel secundário — elas são fundamentais como em qualquer outro conceito de indústria. Vão continuar se desenvolvendo e otimizando seu relacionamento com os seres humanos, os operadores que trabalham no ciclo de produção.

Redução de custos

Ao longo do tempo, a Indústria 5.0 permite a redução de custos, pois o processo de produção será conduzido com mais economia e lucratividade.

Como implementar a indústria 5.0?
Para implementar a Indústria 5.0, é preciso ter paciência, já que é preciso obter total cooperação completa entre seres humanos e máquinas. Alguns desafios que envolvem a implementação desse tipo de indústria:

·         força de trabalho: os trabalhadores precisarão desenvolver outras habilidades e compreender como colaborar com máquinas e robôs em um chão de fábrica quase híbrido; são as soft skills e habilidades técnicas;

·         adoção de novas tecnologias: implementar tecnologias pode levar esforço e tempo;

·         necessidade de investimentos: naturalmente, implementar a Indústria 5.0 requer muito dinheiro; um cobot, por exemplo, não é acessível para todas as empresas.

Finalmente, a Indústria 5.0 no Brasil introduz abordagens resilientes, sustentáveis e focadas no ser humano. Os desafios para a sua adoção incluem investimentos em infraestrutura digital, educação e treinamento dos trabalhadores, além do desenvolvimento de regulamentações claras para assegurar uma adoção segura e ética. A colaboração entre governo, setor privado e instituições de ensino é fundamental para superar esses obstáculos e garantir uma transformação de sucesso.

Saiba mais sobre os cobots, os robôs colaborativos. Veja como eles são valiosos no contexto da nova indústria e na busca pelo trabalho colaborativo entre seres humanos e máquinas!

    Procurando Automação Industrial para sua empresa? Entre agora em contato conosco: