Com a redução dos tempos logísticos, as empresas se viram forçadas a automatizar seus processos para atingir a produtividade máxima.
Como confirmação desse fato, temos a popularização dos braços robóticos, que realizam mais rapidamente atividades repetitivas que antes eram feitas por funcionários.
Continue a ler nosso artigo e saiba mais sobre braço robótico. Veja o que é, quais são as suas aplicações e quais são seus benefícios!
O que é um braço robótico?
O braço robótico é um dispositivo passível de programação que apresenta funções e comportamentos semelhantes aos do braço de um ser humano.
Ele é formado por partes diferentes que se conectam umas com as outras para efetivar movimentos de translação e rotação.
Na extremidade do braço robótico industrial, fica a mão, cujo formato pode ser de ventosa, pinça ou garra, conforme a função que vai desempenhar.
Quais são os benefícios do braço robótico?
O braço robótico industrial, quando instalado em um ambiente de produção ou de armazenamento, oferece diversas vantagens. Veja algumas delas:
· melhoria significativa do desempenho operacional: o braço robótico, diferente de um operador, consegue repetir a mesma atividade pelo período que for necessário;
· otimização de processos mais complexos: o braço robótico industrial é a melhor solução atual para obter o melhor desempenho em operações que requerem grande precisão ou envolvem cargas pesadas (por exemplo, a montagem de peças no setor automotivo);
· garantia de melhor segurança para todos os operadores: esses dispositivos, atuando nas operações logísticas e de produção, evita que os funcionários se submetam a atividades pouco ergonômicas, que podem envolver grandes riscos;
· redução de custos de mão de obra e produção: é verdade que é necessário um alto investimento inicial para implementar a tecnologia, mas ela diminuirá custos em longo prazo e oferecerá um rápido ROI (Retorno Sobre o Investimento);
· garantia da viabilidade das operações em situações extremas: o dispositivo assegura a produtividade em ambientes de temperatura controlada.
Quais são os principais tipos de braços robóticos?
Há diferentes tipos de braços robóticos industriais. A variedade decorre dos movimentos executados, das operações envolvidas, dos itens manipulados.
Para decidir qual é o melhor tipo de braço robótico industrial, é preciso considerar o layout do ambiente, o fluxo de mercadorias, o volume de picking, o tipo de carga. Os tipos mais comuns no mercado são:
Robô cartesiano
O braço cartesiano apresenta três eixos lineares, ou seja, ele só faz movimentos transversais. É utilizado principalmente nas operações de montagem e de coleta e colocação.
Robô cilíndrico
Esse tipo é aplicado com frequência na manipulação de máquinas de fundição sob pressão, em operações complicadas de montagem e em soldagem por pontos. Por ser cilíndrico, o braço consegue efetuar um movimento de rotação e dois movimentos lineares.
Robô Scara
O braço robótico Scara é bastante flexível, pois apresenta até quatro graus de liberdade. Dessa forma, ele consegue ser mais ágil quando comparado a outros tipos, como o cartesiano.
Robô esférico ou polar
Esse tipo de robô orienta seus movimentos por coordenadas esféricas. É uma ferramenta útil nas operações de fundir metal, moer e produzir soldagem a gás.
Robô paralelo
Outro nome para esse tipo é robô delta. Tem articulações giratórias e plataforma móvel, assegurando muitos movimentos diferentes. É muito usado para preparar pedidos, principalmente aqueles de baixo volume.
Robô articulado
É um tipo de braço robótico que tem, pelo menos, três juntas rotativas, fato que ajudou a consolidá-lo em operações complexas de produção. Um exemplo de seu uso é na pintura em spray, no setor automotivo.
Quais são as principais aplicações do braço robótico?
O braço robótico é utilizado, principalmente, para substituir ou simular as capacidades do braço humano para realizar tarefas de logística e produção.
Ele efetiva as mesmas operações repetitivas que um funcionário realizaria, mas consegue operar com cargas mais pesadas e trabalha a uma velocidade maior, sem o inconveniente de se cansar.
Os braços robóticos podem trabalhar sozinhos ou integrar uma linha de montagem. São usados em indústrias que precisam de muita precisão, como a indústria automotiva.
Eles são valiosos também em setores que exigem movimentos, inclusive no setor de coleta e colocação (pick and place) de cargas pesadas.
O braço robótico também marca presença em hospitais, ajudando os médicos a realizarem cirurgias com mais precisão. No setor de Educação, ele é útil no ensino de Matemática, Programação, Física, Eletrônica e outras disciplinas.
Com o braço robótico, enfim, é possível obter melhoria da eficiência e produtividade em empresas e em outros ambientes onde ele pode ser usado. Esse dispositivo se tornou um elemento fundamental da indústria avançada, inclusive da Indústria 4.0, que já está em curso.
Além dos braços robóticos, a indústria 4.0 conta com outras ferramentas diferenciadas que estão revolucionando a economia e a sociedade. Confira agora quais são as vantagens e as aplicações da impressão 3D!