Como a automação industrial ajuda a indústria química

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×

A automação industrial é o processo de emprego de tecnologia em tarefas e funções da indústria, tendo como objetivo final otimizar operações e tornar o cotidiano das corporações mais prático, rápido, seguro e econômico.

Os processos de automação industrial podem ser empregados à vários setores de produção e diferentes segmentos do mercado, oferecendo um controle operacional mais efetivo e aumentando a vantagem competitiva das indústria em relação aos seus concorrentes.

Portanto, é possível encarar a automação industrial como sendo um conjunto de técnicas de otimização que podem beneficiar diversas corporações, como a indústria química!

●    Soluções de automação industrial para a indústria química

Os processos químicos da indústria podem variar entre processos simples e contínuos a processos complexos, envolvendo a produção de lotes inteiros de produtos que exigem um controle efetivo para manipulação de matéria-prima, controle de receitas e mudanças de notas automáticas.

Muitos desses processos da indústria química podem ser comuns ao cenário industrial e até mesmo inofensivos, mas alguns deles podem ser processos exotérmicos que oferecem maiores riscos, sendo necessário se atentar à sua realização para que não ocorram problemas de segurança na linha de produção.

Quando empregadas ao segmento de indústrias químicas, as tecnologias de automação são capazes de oferecer diversos ganhos em relação à produtividade, controle de operações e segurança na indústria.

Entre as tecnologias de automação com foco na indústria química, existem os sistemas integrados de automação e gerenciamento de informações, sistemas de bloqueio de segurança interligados ao sistema de automação e ferramentas de controle operacional, responsáveis por garantir um melhor gerenciamento das atividades no setor químico.

Optar pela implementação de um sistema de automação para otimização de processos e gerenciamento das operações na indústria química é uma das principais formas de alcançar melhores resultados, obtendo ganhos em segurança operacional ao realizar tarefas conforme rigorosos padrões pré-estabelecidos, redução de custos e aumento do nível de produção.

As soluções de automação industrial podem estar presentes em todas as etapas de atividades operacionais da indústria química, desde o recebimento de matérias-primas e sua estocagem, até o condicionamento de produtos finais que serão distribuídos ao mercado, garantindo toda a segurança necessária para manipulação de materiais químicos sem que ocorra contaminação ou perdas de mercadoria após sua fabricação.

Uma vez implementado, o sistema de automação oferece maior eficiência operacional em todos os processos da indústria química, garante segurança no ambiente industrial e a alta disponibilidade do processo de automação e produção.

Ele também permite que as tarefas sejam realizadas de maneira precisa, escalável e com repetibilidade das operações do processo, auxiliando profissionais humanos para que desempenhem suas funções com total segurança.

É importante destacar que as tecnologias de automação operam de maneira contínua, garantindo eficiência, repetibilidade de processos e a segurança na execução de todas as tarefas pelo período de tempo designado em suas configurações.

Investir em automação industrial é o primeiro passo para garantir melhores resultados, obter ganhos com o aumento de produtividade e reforçar os padrões de segurança na fabricação de produtos da indústria química. Venha para a CIM Automação e adquira nosso sistema de automação para os setores químicos da indústria!

    Procurando Automação Industrial para sua empresa? Entre agora em contato conosco: